Acadêmicos da UNIGRAN recebem RH da Seara

Profissionais dividem experiências com acadêmicos
Um administrador é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e uma das áreas em que esse profissional pode atuar é a de ReID_CURSOs Humanos (RH). Mais do que simplesmente contratar e demitir funcionários, este é o setor responsável pelo bem estar dos colaboradores e, através disso, é possível conseguir bons resultados, seja a empresa fornecedora de produtos ou serviços. Foi o que explicou Carmen de Fátima Norberto, coordenadora de ReID_CURSOs Humanos da Seara, e Marcela Aparecida Bettoni, analista, durante uma palestra oferecida aos acadêmicos de Administração de Empresas da UNIGRAN. Através da conversa, elas buscaram transmitir aos alunos suas experiências e como é a vivência do RH de uma grande empresa. Carmen explica que “o RH deve estar preocupado com as estratégias da empresa, humanizar e aproximar os funcionários, da parte estratégica”. Segundo ela, em um mercado no qual existem cada vez mais vagas e menos mão de obra, é importante se preocupar em como as pessoas estão dentro da empresa, reconhecer, valorizar e ouvir para não perder funcionários. Marcela completa que remuneração não é mais o maior estímulo para o funcionário. “Nós somos movidos a desafios e muitas vezes a questão financeira não alcança essa satisfação. Estar envolvido e realizado com o trabalho traz muito mais motivação do que o dinheiro”, explica. Valdir da Costa Pereira, coordenador do ID_CURSO de Administração de Empresas, explica que o benefício desse bate-papo foi proporcionar ao acadêmico o contato com profissionais que atuam em áreas específicas, de modo a poder observar qual é “a cara” da empresa, já que muitas vezes o estudante enxerga a administração de um modo generalizado. “Os alunos estudaram neste semestre o que são e o que fazem esses setores, agora com essa palestra, o objetivo foi contextualizar a teoria com a prática. E não existe melhor exemplo do que uma empresa como a Seara, de grande porte, com quase três mil funcionários, e que tem uma estrutura de RH que funciona”, explica Valdir. Luciana da Silveira Fundador foi uma das acadêmicas que participou do evento. Ela está no 5º semestre de Administração e garante que “a palestra foi muito esclarecedora, deu para observar bem como é na prática o setor de reID_CURSOs humanos. É uma parte importante a ser abordada na empresa”, conclui. (TD/SG)