UNIGRAN leva serviços em Ação Social na Aldeia Jaguapiru

Atendimentos e diversão foram oferecidos aos indígenas
Para encerrar o VIII Seminário Indígena, a UNIGRAN realizou uma ação social na aldeia Jaguapiru. Vários ID_CURSOs da Instituição compareceram na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, onde a ação foi concentrada, e ofereceram atendimentos à toda comunidade. A ação proporcionou aos acadêmicos a quebra de preconceitos, “os currículos de todos os ID_CURSOs devem propiciar aos acadêmicos este aprendizado, esta formação crítica, humanista, cidadã”, comenta a pró-reitora de ensino e extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima. O ID_CURSO de Nutrição marcou presença orientando os indígenas quanto à alimentação e o cuidado com a higiene dos alimentos. A professora Sandra Dauzacker explica sobre a importância desse trabalho, “muitas vezes os índios têm os alimentos, pois eles produzem, mas muitas vezes, não sabem a importância de higienizar corretamente esses alimentos”. Para os indígenas, a dedicação de um dia exclusivo a eles é muito importante, pois muitos não têm acesso, no dia a dia, aos atendimentos oferecidos durante a ação, “é de suma importância para a Aldeia Jaguapiru, pois a população desconhece alguns benefícios sociais, acabam ficando fora de alguns projetos e programas implantados na aldeia Bororó, eles não tem como se deslocar”, comenta a moradora da Aldeia, Cléia de Souza Silveira, acadêmica de Enfermagem. Bazé destaca ainda que para a UNIGRAN a ação é sempre gratificante, “não posso falar por eles, se isso aqui é importante para eles, mas para nós essa oportunidade é muito importante. Só a nossa presença aqui com todos estes ID_CURSOs, todos estes serviços, já é muito importante”. (FC)