Aulas inaugurais dão início aos ID_CURSOs de pós-graduação presencial

Pós-graduações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Georreferenciamento iniciam as aulas
Aconteceu no último final de semana a aula inaugural dos ID_CURSOs de pós-graduação presencial de Engenharia de Segurança do Trabalho e Georreferenciamento. Os alunos puderam aprender como funcionam as plataformas da UNIGRAN Net, além de terem a primeira aula de cada ID_CURSO. A professora palestrante Elizabeth Cox de Moura Leite destacou que a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho só poderá ser exercida depois de feita a pós-graduação, “sendo aprovado no ID_CURSO de pós-graduação, ele entra com processo para receber seu registro junto com o sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)”. A profissão é essencial para o desenvolvimento econômico do país, “o engenheiro de segurança do trabalho exerce um papel fundamental, no sentido de preservar a integridade física e mental dos nossos trabalhadores para que eles continuem ativos e assim ajude no desenvolvimento da economia do país. Se nós não fizermos este ID_TIPO de trabalho, nós ter mais trabalhadores acidentados e aleijados recebendo benefícios da previdência sócia, ou seja, em vez de desenvolvermos o país, criamos um custo Brasil cada vez maior”, afirma Elizabeth. Os alunos apostam na especialização, como forma de adquirir conhecimento e estabilidade financeira. “Eu espero melDATA_HORAr a minha parte econômica, e claro, como profissional, porque eu sou engenheiro elétrico”, comenta o estudante de Engenharia de Segurança do Trabalho, Rudimar Claus. Georreferenciamento Na aula inaugural de Georreferenciamento, com o professor palestrante Vanderlei Artur Bier, os alunos ficaram sabendo mais sobre a profissão de georreferenciador, “significa identificar aos limites das propriedades, e algumas características como minas, florestamento, de forma que você tenha o máximo de precisão e fique de acordo com o que foi medido pela propriedade vizinha, ou seja, é delimitar o espaço de cada propriedade com precisão”, explica. Esta é uma área que vem crescendo nos últimos anos, “o mercado de trabalho está explodindo e acredito que a maioria dos proprietários não sabe que devem fazer esse trabalho”, comenta Bier, por isso muitos órgãos e sindicatos estão alertando os proprietários sobre a legalização das demarcações. Ana Paula Green veio de Sinop - Mato Grosso, especialmente para a aula inaugural. Ela acha que é uma profissão que se deve investir, “porque, na minha opinião, é uma área que vai crescer muito. Pelo fato da legislação ter mudado, todos que tem algum ID_TIPO de propriedade tem que adequar a ela e precisa do georreferenciamento. É uma área a mais na Agronomia que eu posso estar explorando”, afirma. (FC)