Seminário Indígena acontece nos dias 18 e 19 na UNIGRAN

As inscrições para oficinas podem ser realizadas na pró-reitoria de extensão
O VIII Seminário Indígena trará como tema o “Direito, Cultura e Identidade Indígena”. O início do evento será dia 18, às 10h, com a exposição “Comunicação popular entre jovens indígenas de Dourados: mobilização pela segurança alimentar e nutricional da comunidade”. As fotos e vídeos foram produzidos pelos jovens indígenas do Projeto Comunicação Social nas Aldeias de Dourados, uma realização da UNICEF com a UNIGRAN. No período da tarde haverá oficinas para os participantes. A noite acontece a abertura oficial com apresentações culturais e o lançamento do CD e do livreto “Convenção 169 e suas resoluções”, um projeto de tradução difundido pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), e executado pela UNIGRAN, como explica a pró-reitora de ensino e extensão Terezinha Bazé de Lima, “para realizar as traduções dos textos legais de defesa dos direitos indígenas abrimos um edital para indígenas interessados. As traduções foram feitas na língua Terena e Guarani Kaiowa. Agora essas traduções serão lançadas em áudio e livro”. Todo o assunto discutido será com base a Convenção 169, documento que trata especificamente dos direitos dos povos indígenas. Para abordar o tema, o evento contará com a presença da representante da OIT, Thaís Fortuna. “A convenção 169 é uma carta que fala sobre o respeito a identidade e a cultura dos indígenas, até mesmo da questão do direito deles serem ouvidos. Temos que conhecer esse código que é de suma importância para que compreendamos que os povos indígenas têm suas especificidades e exige nosso olhar”, relata Bazé. Na tarde do dia 19 serão apresentados trabalhos de pesquisas acadêmicas sobre questões indígenas. No período noturno a organização fará a entrega da certificação dos acadêmicos vencedores do ConID_CURSO Interno de Grafismo Indígena, no qual foram ilustradas as capas do livro e do CD das traduções. Acontece também durante a noite o desfile dos finalistas do Miss e Mister Indígena 2012. Para encerrar o VIII Seminário Indígena, a UNIGRAN realiza no dia 20, a partir das 13h, uma Ação Social na Aldeia Jaguapiru. A pró-reitora lembra que qualquer pessoa pode participar, “o seminário é aberto para toda a população”, e salienta, “os estudantes de Direito de todas as instituições devem participar, o tema favorecerá para o conhecimento”. (IO)