Nutrição da UNIGRAN marca Semana da Saúde

Importância dos alimentos integrais foi um dos temas abordados por acadêmicos
Para comemorar a Semana da Saúde, acadêmicos do último ano do ID_CURSO de Nutrição realizaram uma ação na Instituição para conscientizar as pessoas sobre temas importantes para a saúde, como a importância da boa alimentação infantil, propriedades nutricionais dos alimentos, hipertensão e acondicionamento e higienização de folhas. “Alguns acadêmicos produziram folhetos para distribuir, outros mostraram na prática como higienizar e guardar os alimentos enquanto outros faziam exames antropométricos”, conta Andréa Sisdelli, supervisora de estágio. Segundo ela, é importante que as pessoas mantenham-se atentas à sua saúde, especialmente diante de tantos produtos industrializados. “Nós tentamos introduzir mais verduras e legumes na alimentação, orientar a pessoa a preferir alimentos integrais, que ajudam no controle do colesterol e da diabetes, e tentar evitar os industrializados. Afinal, quanto mais industrializado, mais químicos prejudiciais à saúde esse produto terá”, explica. Bruna Roberta Cavalcante dos Santos era uma das alunas que explicava sobre os alimentos integrais. Segundo ela, estes alimentos “são importantes porque ajudam na absorção lenta da glicose e evita a hiperglicemia e dá saciedade”, ou seja, a pessoa se sente satisfeita mais facilmente e, portanto, come menos. A acadêmica também acredita que ações assim são importantes para conscientizar as pessoas, especialmente os colegas, sobre alimentação saudável. “Universitário nunca come muito bem e aqui nós podemos mostrar a importância dos bons hábitos”, explica. Antônio Rodrigues de Souza Junior, do 1º semestre de Engenharia Civil, visitou o stand e conta que não tem uma alimentação ideal, mas que procura compensar fazendo as refeições nos horários corretos e comendo muitas frutas. Segundo ele, “ações assim são importantes para mudar os hábitos alimentares dos universitários”. A dona de casa Maria Luiza foi orientada sobre como alguns alimentos podem auxiliar no controle da pressão arterial e do funcionamento do intestino, “eu achei muito importante essa orientação, vou começar a fazer os sucos para ajudar na digestão, como o de abacaxi com couve e suco de beterraba”. (TD/SG)