Enfermagem promove confraternização com pacientes do CAPS

Alunos e professores se divertem em confraternização
O ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN promoveu uma confraternização com os pacientes das unidades do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, que ajuda no tratamento de pessoas com problemas de álcool, drogas e distúrbios mentais. Para auxiliar no tratamento, o ID_CURSO realiza atendimentos e atividades sociais, “todas as atividades que os funcionários fazem com eles, fazemos junto. Assim faz a consulta de enfermagem e todas as outras atividades que eles têm, por exemplo, a caminhada, o dia da culinária, os jogos, tudo isso participamos junto”, comenta Selma Thais Storti Ricci, professora de Enfermagem. A finalidade da confraternização foi divertir e socializar os pacientes, “é legal ver essa interação deles, até para eles saírem da rotina”, explica Selma. Para os estagiários o CAPS é um local onde se aprende e também derruba preconceitos, “pra nós é bom, pois temos uma visão de como é a situação. A sociedade fala da saúde mental como algo fora do comum, e quando você está ali dentro, vê que são pessoas normais que precisam de um pouquinho mais de atenção”, conta a acadêmica Maísa Costa. Cristiane Cardoso, que também participa do estágio, conta que os atendimentos são muito importantes para os pacientes, “quando eles estão aqui na unidade, ao invés de estarem lá na rua, eles estão aqui interagindo, estão tendo uma atividade pra fazer. Então o CAPS também é importante para libertar eles do vício”. As alunas comentam ainda, “a UNIGRAN faz um papel muito bom, toda a semana tem reunião, sempre tem uma atividade diferente e as atividades fazem com que eles se esqueçam dos problemas”, conclui Maisa. (FC)