Seminário de Farmácia discute assistência farmacêutica no SUS

Acadêmicos falaram sobre a atuação do farmacêutico na saúde pública
Nesta semana os acadêmicos do 5º semestre de Farmácia da UNIGRAN apresentaram o I Seminário Integrado de Farmácia: Assistência Farmacêutica uma visão prática no âmbito municipal. A apresentação de trabalhos foi estruturada no sistema de integração das disciplinas de Saúde Pública e Epidemiologia II, Assistência Farmacêutica Aplicada e Aspectos Químicos e Farmacológicos II. Fabiana Chagas Coelho, professora do ID_CURSO de Farmácia, explica que “o seminário integra várias disciplinas, tem o objetivo de fazer com que o acadêmico acabe desenvolvendo uma visão muito mais ampla das matérias que estão tendo. A integralização dessas disciplinas, na qual ele vai ter a visão de uma sendo aplicada na outra”. A Assistência Farmacêutica trata sobre a atuação do profissional farmacêutico dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, esclarece sobre o papel do farmacêutico dentro desse âmbito profissional. “Integrado a isso, no SUS, ele vai atuar no ato de dispensar medicamentos. E ainda, a Farmacologia fala sobre os medicamentos, as principais reações que os medicamentos causam, as orientações que os farmacêuticos devem dar aos pacientes no momento da dispensação”, conta a professora. No encontro multidisciplinar os trabalhos estão sendo ministrados por alunos do 5º semestre, mas os acadêmicos dos outros anos assistiram a apresentação. Elielder Fiirst Dias apresentou a classe dos medicamentos analgésicos e antitérmicos. “Esse evento é muito importante para a gente conseguir comparar as duas disciplinas. Se a gente ver, por exemplo, o efeito que um medicamento causa, a gente vê a estrutura química dele em outra disciplina. Neste trabalho a gente conseguiu juntar isso, para mostrar aos outros acadêmicos”, diz. (SG)