Exposição de materiais pedagógicos enfoca disciplinas de História e Geografia

Os materiais foram confeccionados pelos próprios acadêmicos
O ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN apresentou uma exposição de materiais pedagógicos, feitos pelos acadêmicos do 5º semestre. Os trabalhos foram feitos dentro da disciplina de Conteúdos e Metodologia de História e Geografia, ministrada pela professora Iurderce de Almeida. Divididos em 14 grupos, cada um ficou responsável por um conteúdo de História ou de Geografia. Segundo Iurderce, o trabalho com essas disciplinas é muito importante, pois os professores não dão tanta importância para elas nas séries iniciais, “normalmente a História e Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ficam esquecidas pelos professores. O grande foco de atenção passa a ser o Português e a Matemática, querem ensinar a ler e escrever”, comenta. Trabalhando esses conteúdos, a ideia é incentivar os alunos da educação infantil a verem a realidade de onde vivem. Os acadêmicos da UNIGRAN, como futuros educadores, trabalharam “a família, a casa, o bairro, o trânsito e a escola para que eles saibam sobre o local onde eles moram”, explica a professora. “Tem que mostrar isso para o aluno, começar a dar noção de localização pra ele. Você sai de sua casa para chegar à escola, o caminho que você faz, por onde você passa? Tem algum ponto de referência? Para ele ter noção de como se localizar na cidade, como atravessar a rua, noção de localização. Já é o início desta formação”, completa Iurderce. A acadêmica do 5º semestre de Pedagogia, Alessandra Rebeque, acredita na importância de passar esses ensinamentos, “é trazer o dia a dia das crianças para a sala de aula, porque eles vão socializar o conteúdo, a teoria que eles têm com a prática do cotidiano deles”, finaliza. (FC/SG)