Acadêmica de Serviço Social da UNIGRAN supera barreiras

Acadêmica deficiente visual realiza atendimento com os idosos
Neste mês de março começou, para os acadêmicos do 5º semestre de Serviço Social da UNIGRAN, o estágio curricular. Para alguns é um período normal para praticar o que estudaram em sala, mas para a estudante Eneir de Souza Soares é um momento muito especial, pois ela é deficiente visual, a primeira da história do ID_CURSO. Eneir não imaginava entrar na faculdade. Somente em 2009 ela prestou o vestibular e em 2010 já estava na faculdade. No começo foi uma experiência nova, pois além da deficiência, a acadêmica não mora em Dourados, então teria que vir todos os dias para a cidade, “eu achava que nada eu podia, mas já tem dois anos que estou fazendo a faculdade e a experiência está sendo muito gratificante”, comenta. Agora com a parte prática começam os maiores desafios, contudo, Eneir não desanimou. “Era o que eu mais esperava, porque eu acho que é na prática que eu vou saber se tenho condições de exercer a profissão”, garante. A acadêmica atende grupos de idosos no Projeto Qualidade de Vida. Os reID_CURSOs utilizados por Eneir são a descrição, a audição e o tato, para conhecer e interagir com cerca de 30 idosos. Nilse Ribeiro franco, de 73 anos, foi atendida por Eneir e enaltece, “foi maravilhoso, porque quando se tem um problema físico é muito difícil participar ou fazer o que ela está fazendo: estudando e se integrando com a turma. Eu achei que ela se saiu muito bem”. A estrutura do ID_CURSO teve algumas adaptações para dar acessibilidade à acadêmica. Eneir ganhou uma ajudante, Taísa da Costa Matos, que cursa o 8º semestre de Serviço Social, para auxiliá-la nos atendimentos. “Tanto pra ela há dificuldade, como existe dificuldade pra gente também. Em relação aos idosos, eles foram bastante receptivos. A gente não sabia muito bem como tratar com a Eneir, como ela iria desenvolver algum projeto com eles, mas a gente está tentando desenvolver ações para incluí-la da melhor forma possível no meio deles”, explica. Com a chegada de Enei no estágio todo material utilizado pela acadêmica durante o atendimento é adaptado, tornando a prática mais acessível a ela. “Para o ID_CURSO é importante, porque é um desafio para todos nós lidarmos com expressões diferenciadas”, explica a coordenadora de estágio, Izabel Andrade de Souza Pereira. (SG/FC)