UNIGRAN abre inscrições para alfabetização de jovens e adultos

O projeto também será realizado na Escola Municipal Indígena Ramão Martins na Aldeia Jaguapiru
Há 20 anos a UNIGRAN mantém o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, o PEJA. Coordenado pelo ID_CURSO de Pedagogia, o projeto oportuniza aos jovens e adultos, que por diversos motivos não foram alfabetizados, voltar às salas de aula para aprender a ler e a escrever. As inscrições para as turmas de 2012 estão abertas. Os monitores de aula são acadêmicos estagiários, que atuam sob supervisão da coordenação pedagógica. Para preparar as aulas, os alunos participam de oficinas, como explica Mara Marques Correa Bueno, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia, “eles participam para serem capacitados para atuar com este trabalho e além das oficinas, que apresenta aos acadêmicos como funciona a educação dos jovens e adultos. Também realizamos a elaboração do planejamento, orientação pedagógica, confecção de jogos para que possam subsidiar da melhor forma a monitoria”. Segundo Mara, o estágio é uma forma dos futuros educadores se prepararem para o mercado de trabalho, “eles tem o contato direto com os alunos, com o processo de alfabetização, antes de ir para o mercado de trabalho”. Já para os alunos que são alfabetizados pelo projeto a recompensa é o reconhecimento da sociedade, “a partir do momento que estão alfabetizados eles ambicionam um melhor emprego, poder preencher um formulário, uma ficha de emprego sozinho, sem auxílio. São formas que vemos de ajudar as pessoas a fazer uso da sua cidadania”, afirma a coordenadora. As aulas serão realizadas aos sábados em escolas municipais. Os interessados devem fazer a inscrição ainda este mês, pois as aulas iniciam no final de março. Para se inscrever ligue 3411-4117 ou compareça na coordenação do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN, que fica no Bloco III da Instituição. (IO)