Acadêmicos de Direito da UNIGRAN passam dia com crianças e adolescentes do IAME

Crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Agrícola do Menor (IAME) tiveram neste último final de semana, um dia diferente dos que costumam passar. Acadêmicos do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, participaram de uma confraternização, com brincadeiras, cama elástica, churrasco, doação de roupas, brinquedos, alimentos e remédios. Em razão da proximidade da páscoa, os alunos do IAME receberam caixas de bombons e ovos de páscoa. Para a acadêmica do 7º semestre, Camila Rodrigues, a ação é muito importante, pois visa despertar na sociedade acadêmica o senso de humanidade, de respeito pelo próximo e que pode-se sim, fazer alguma coisa, proporcionando bem-estar e felicidade a estas crianças atendidas pelo Instituto. “Logo ao chegar aqui fui surpreendia com os olhos das crianças brilhando ao nos verem chegar. Com certeza foi especial para ambas as partes. Aprendi com isso que a visita é uma forma de disseminar a solidariedade”, frisou Camila. A confraternização social é realizada todo ano pelos acadêmicos selecionados no projeto de Extensão sobre Execução Penal, do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN. O IAME foi o local escolhido para a ação social com crianças a adolescentes. Do projeto de Extensão sobre Execução Penal Para cada período/ano são selecionados trinta e cinco acadêmicos, a partir do 7º semestre da faculdade e tem duração de um ano. O projeto inicia-se com a seleção dos alunos, no início do mês de fevereiro e termina em dezembro. É desenvolvido pelo ID_CURSO de Direito da UNIGRAN em parceria com o Poder Judiciário, especificamente com a 3ª Vara Criminal da Comarca de Dourados e Entidades Públicas da cidade, tendo como coordenadores os professores Joe Graeff Filho e Fernando Bonfim Duque Estrada. O projeto divide-se em três etapas. Na primeira conta com estudos teóricos, a fim de capacitar o acadêmico para os desafios encontrados nos processos, ou seja, na prática. Na segunda etapa, os alunos aprendem a fazer os cálculos de pena, verificando os prazos para a concessão dos benefícios judiciais dos presos. Inicialmente fazem cálculos abstratos, sem ainda ter contato com os processos. Após uma gama de casos fictícios resolvidos, passam a analisar e calcular os casos reais, com manuseio de processos de Execução Penal, referentes a presos da Penitenciária Harry Amorim Costa (PHAC), que tramitam perante a 3ª Vara Criminal de Dourados. Na terceira fase do projeto, iniciam-se as visitas às instituições de Dourados. Essa fase tem como objetivo demonstrar aos alunos todos os setores que um operador do Direito irá se deparar se escolher trilhar profissões que envolvam o Direito Penal e o Processo Penal. Além disso, contribui com a formação moral, ética, psicológica, social e humanista, dentre outras, do acadêmico. De acordo com um dos coordenadores do projeto, professor Fernando Duque Estrada, além de conhecimentos teóricos e práticos, o projeto proporciona aos acadêmicos conhecer o lado favorável e desfavorável das instituições de nosso Estado. “É útil para que o ideal de Justiça seja conhecido na realidade e, como consequência, possibilita conhecer o lado dos que sofrem as penas da justiça, dos que sentem a justiça criminal lhe perseguindo e lhe retribuindo o mal causado à sociedade”, afirmou o professor. Ainda como conseqüência, os acadêmicos têm contato com a realidade da expressão dignidade da pessoa humana, com a realidade dos direitos humanos. Para o acadêmico do sétimo semestre, inscrito no projeto, Valter Vieira Segundo, as atividades desenvolvidas na área penal dão uma base excelente para o aluno que nunca sequer teve em mãos um processo, como a maioria. “Essa é uma oportunidade de ver e analisar processos de fatos reais. Buscar levar a solução para cada caso como exercício prático para a nossa futura profissão é um excelente aprendizado”, ressaltou o acadêmico. (Midiaflex)