Acadêmicos se unem para auxiliar Lar do Idoso

Diferentes áreas da saúde trabalharam em conjunto para atender os idosos
Na manhã de ontem os moradores do Lar dos Idosos de Dourados receberam visitas diferentes. Acadêmicos de Odontologia e Enfermagem da UNIGRAN, em parceria com Técnicos em Prótese Dentária da Iegran, ofereceram atendimento odontológico gratuitamente, inclusive a confecção das próteses que fossem necessárias. A ação faz parte de um projeto de extensão voltado aos acadêmicos da UNIGRAN, que busca oferecer ao futuro profissional a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado, ao mesmo tempo em que usa suas habilidades para contribuir com a sociedade. “Para nós, ações desse ID_TIPO são de suma importância”, conta Sueli Aparecida da Rocha, gerente do Lar. Ela acredita que a participação do acadêmico faz com que ele tenha maior aceitação da sociedade quando formado. Reinaldo Akamine, coordenador de Odontologia, confirma a importância de atividades de cunho social no currículo do estudante. “Os acadêmicos estão aqui para se tornarem profissionais que terão seu ganho, mas nós sabemos que existe uma parte da população que é carente”, diz. E, segundo o coordenador, é importante que o profissional doe um pouco do seu tempo para auxiliar a essa comunidade. “As ciências da saúde devem ser compartilhadas e a parte vulnerável da sociedade precisa de saúde. Eu acredito que é obrigação de todo profissional, seja da área da saúde ou não, doar um pouco do conhecimento que ele recebeu na universidade para essa parcela da comunidade”, conclui. Maior do que o pagamento que receberiam por estes tratamentos, é a gratidão dos pacientes, como explicado pela acadêmica Mayara Cristina Piccioni, 20, do 7º semestre de Odontologia. “É emocionante demais ter o prazer de vê-los felizes recebendo este atendimento, não tem o que pague isso, é muito gratificante”, conta. Mayara também acredita que a participação em ações sociais durante o ID_CURSO a tornará uma profissional melhor. “Nós aprendemos a dar valor nas coisas simples e ajudar o próximo. Acho que se você tem um tempo vago, é bom doá-lo, porque além de fazer um bem a si próprio, está ajudando a sociedade”, finaliza. Outra acadêmica que também participou da ação foi Karine Wakami Kruger, 21, do 5º semestre de Enfermagem. Enquanto os futuros odontólogos cuidavam das próteses e demais procedimentos bucais, ela auxiliava o paciente. “É um trabalho em equipe. Enquanto eles fazem as próteses, nós cuidamos da anatomia do paciente. Alguns pacientes não podem se levantar, por exemplo, e nós cuidamos para que ele tenha o máximo de conforto”, explica. O LAR O Lar dos Idosos de Dourados é uma entidade sócio-assistencial que funciona à base de doações. “A sociedade de Dourados nos ajuda muito nesse ponto”, explica a gerente Sueli. E toda ajuda é bem-vinda. Atualmente o Lar oferece 45 vagas e já está lotado. Na lista de espera, mais 30 idosos aguardam. “A maioria dos nossos idosos chega aqui através de denúncias, em estado de vulnerabilidade social. Alguns, inclusive, chegam debilitados, e isso complica muito porque nós não temos uma equipe para dar esse suporte”, conta Sueli. Por isso, é vital quando acadêmicos e profissionais da saúde oferecem seus préstimos. “Os interessados em ajudar só precisam entrar em contato com a gente para que nós mostremos como funciona o Lar”, diz Sueli. A instituição também aceita doações de todos os ID_TIPOs, especialmente itens de higiene pessoal para os idosos, mas Sueli destaca outro ID_TIPO de doação que, por vezes, é ainda mais importante. “É importante doar cinco minutos do seu tempo para vir aqui, conversar com os idosos. Para eles, isso faz muita falta”, ela descreve. Qualquer um é bem vindo para visitar a instituição, mesmo quem não tem parentes residentes no local. Os horários de visita são das 09h às 17h, todos os dias. Para mais informações sobre o funcionamento do Lar e como é possível contribuir, o telefone para contato é (67) 3424-5859. (TD)