UNIGRAN estabelece parceria exclusiva com o TRT da 24ª Região

O convênio tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogado
Hoje, dia 12, haverá uma palestra aos acadêmicos da Instituição para falar sobre o Acordo de Cooperação A UNIGRAN e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região celebraram um acordo de cooperação técnica para uma ação conjunta no projeto Educação, Justiça e Trabalho. A parceria visa o planejamento e a execução de audiências simuladas, com a participação de juízes do Tribunal e dos acadêmicos do ID_CURSO de Direito do 3º, 4º e 5º anos no papel das partes, das testemunhas e advogados. Os demais acadêmicos assistirão as audiências simuladas. Conforme o desembargador Dr. Francisco das Chagas Lima Filho essa iniciativa serve para permitir que o estudante tenha a realidade prática do que é um processo, para que, futuramente, possa exercer a atividade com excelência. “Ao invés desse aluno ir assistir a uma audiência e às vezes o juiz não tem tempo de explicar, vem um juiz até a universidade, nós montamos um processo. Um grupo fará a defesa, o outro a contestação e então, marcamos com o juiz, que verdadeiramente fará a audiência e na medida em que vai se realizando, ele vai explicando como e o por quê das situações”, esclarece. Dr. Francisco conta que o TRT tem um planejamento estratégico, com metas, objetivos e princípios, “uma das metas é a responsabilidade social e a gente optou que deveria ser feito um diálogo com a sociedade, especialmente com a comunidade estudantil de primeiro e segundo grau, e, universitária”. “A gente precisa conscientizar as pessoas dos direitos e deveres da cidadania. Na universidade a gente faz a palestra e também levamos os estudantes de Direito para conhecer a estrutura do Poder Judiciário na 1ª Estância, conhecem as audiências, como funciona, as instalações, enfim. Além deles conhecerem o tribunal administrativamente, eles vão participar de sessões”, garante o desembargador. A coordenadora do Núcleo de Prática e Assistência Jurídica da UNIGRAN, Kelei Zeni, avalia que é de suma importância essa parceria para a IES, “os acadêmicos do ID_CURSO de Direito terão a oportunidade de desenvolver um processo trabalhista que obedecerá todos os trâmites legais, culminando na audiência que será presidida pelo juiz do Tribunal, que ao final fará uma análise e responderá aos questionamentos dos acadêmicos. Essa parceria irá aproximar ao máximo o acadêmico da realidade de uma audiência trabalhista”. Segundo Dr. Francisco das Chagas, “aqui em Dourados esse convênio foi feito somente com a UNIGRAN. A UNIGRAN foi a preID_CURSOra. É um programa que estamos com muitos ideais. Eu estou com muita esperança de que esse projeto dê ótimos resultados”. Palestra acontece hoje à noite O desembargador Dr. Francisco das Chagas Lima Filho estará na UNIGRAN hoje, dia 12 de março, às 19h30, ministrando uma palestra aos acadêmicos no anfiteatro do bloco 10. O tema abordado é sobre o Projeto Educação, Trabalho e Justiça - Acordo de Cooperação entre o TRT da 24ª Região e a UNIGRAN. (SG)