Acadêmicos de Fisioterapia orientam sobre Câncer de Mama no Dia da Mulher

Acadêmicos explicaram sobre o câncer de mama nos corredores da UNIGRAN
Os acadêmicos do 5º semestre de Fisioterapia da UNIGRAN prestaram homenagem no Dia Internacional da Mulher fazendo orientações sobre o câncer de mama, que é o ID_TIPO de câncer mais frequente nas brasileiras. De acordo com professora de Saúde da Mulher, Simone de Sousa Elias Nihues, “como em sala de aula recentemente discutimos sobre o câncer de mama, os alunos sugeriram que a gente fizesse uma mobilização com as acadêmicas e funcionárias aqui da Instituição para estimulá-las a realizar o autoexame na prevenção do Câncer de Mama”. Simone afirma que quanto mais precocemente o nódulo for descoberto, melhores prognósticos terão da doença. “Percebemos que muitas não fazem o autoexame e é interessante fazer desde cedo, algumas pessoas não sabiam que exames, como a mamografia, também são feitos na rede pública. Hoje o câncer de mama tem acometido muitas mulheres jovens, a partir dos 20 anos vemos um número considerável de mulheres com câncer nas mamas”, ressalta a professora. Miriam Cristina Moura, acadêmica de Fisioterapia, conta que “no panfleto que entregamos tem como faz o autoexame, fizemos um sutiã com os nódulos representativos para as pessoas apalparem. É importante ressaltar que a apalpação deve ser feita mensalmente, e após os 35 anos, se faz necessário procurar o médico para fazer exame clínico, e se preciso, encaminhar a pessoas para fazer ultra-som das mamas e mamografia”. Para acadêmica do 1º semestre de Serviço Social, Arilda Cardoso dos Santos Pires, a abordagem foi importante. “Eu achei muito interessante essa abordagem aqui na faculdade, porque muitas mulheres não conhecem, eu, por exemplo, nunca fiz o autoexame. Então, eles distribuindo os folhetos explicando como que faz, eu vou chegar em casa e fazer”, disse Arilda. Orientação aos homens O alerta sobre o câncer nas mamas também foi feita para os homens. O acadêmico de Fisioterapia, Jair Antônio Vieira, explica que está aumentando os casos de câncer de mama masculino. “O homem também tem a glândula mamária e se não tiver os cuidados, pode ocasionar a doença. O desconhecimento das técnicas e o preconceito do ato de se tocar é muito grande, os homens não procuram esse esclarecimento e a gente resolveu abordar eles para poder repassar essas informações”, explica o acadêmico do 5º semestre. Foram conscientizados mais de 400 acadêmicos. O site do Instituto do Câncer (Inca): www.inca.gov.br, tem as informações necessárias para se fazer o autoexame. (SG)