Hospital Veterinário da UNIGRAN oferece novo tratamento

Veterinária busca complementar tratamentos já existentes
Sempre buscando ser o pioneiro e atender melhor os donos de animais que procuram seus serviços, o Hospital Veterinário da UNIGRAN passa a oferecer, a partir de hoje (27), o tratamento por acupuntura e fisioterapia. A técnica oriental visa complementar os tratamentos convencionais e agir em casos específicos, como o de animais idosos e mais fragilizados. Os interessados devem procurar a recepção do Hospital Veterinário ou através do telefone 3411-4199. A responsável pelo tratamento é a veterinária Bárbara Vigário Marchi, que está finalizando a pós-graduação em Acupuntura Veterinária e traz na bagagem diversos ID_CURSOs e estágios na área. Ela explica que a medicina oriental pode ser um complemento no tratamento do animal, em casos que o tratamento tradicional não parece mostrar resultados. A acupuntura tem uma visão diferente. Ela diz que “se um animal está doente, é porque ele tem um desequilíbrio de energia”, explica. “Nada substitui a medicina ocidental, tradicional, mas esta técnica pode ser um complemento”. O tratamento, que pode ser aplicado em animais de qualquer porte, visa, entre outras coisas, “a melhoria na qualidade de vida, principalmente em animais idosos”. Bárbara destaca que, por vezes, o animal chega a dormir durante as sessões, de tão relaxado que fica. Sobre os animais idosos, a veterinária afirma que os cuidados devem ser dobrados. “Quando ele fica idoso, o cuidado deve ser maior porque com qualquer coisa ele pode ser machucar ou pode comer algo que faça mal. A gente tem que fazer check-ups constantes, afinal o animal não ficou com a gente só na velhice”, diz. O diferencial da acupuntura para estes animais é justamente a não utilização de remédios. “A acupuntura pode retardar a necessidade da cirurgia e estender o tempo em que a qualidade de vida do animal é boa. Pode se tratar da dor, por exemplo, sem o uso de remédios que poderiam causar uma gastrite”, garante a veterinária da UNIGRAN. Bárbara esclarece que nem todos os casos podem ser resolvidos com a acupuntura, mas que ela é uma excelente aliada para tratar de dores ou mesmo casos desenganados. “A acupuntura é muito de casos que são desacreditados, por incorporar coisas diferentes”, diz. E para os que ainda olham a técnica com desconfiança, a veterinária explica que não existem motivos para dúvidas. “O que impede a acupuntura de ser validada cientificamente é que precisam existir protocolos que você faz a mesma coisa com a mesma doença e aquilo dá certo. Mas a acupuntura é individualista, cada caso é um caso. Mesmo assim, casos como tratamento de coluna, por exemplo, já possuem artigos científicos aprovados”, conta. (TD)