ID_CURSO de Nutrição recebe calouros com palestras e oficinas

Oportunidade de já ver a prática motiva os calouros
Visando integrar os acadêmicos e apresentar a profissão aos calouros, o ID_CURSO de Nutrição realizou duas oficinas, planejadas e executadas pelos acadêmicos do 7º semestre. De uma forma descontraída, as oficinas buscavam motivar o acadêmico e familiarizá-lo com conceitos que serão estudados durante o ID_CURSO. “É interessante que eles [os calouros] já tenham esse primeiro contato com o que estarão fazendo no futuro”, diz Luciana Silva, supervisora de estágio em saúde pública e uma das palestrantes. Ela acredita que o calouro se interessa ainda mais quando é apresentado cedo às particularidades do ID_CURSO e se dedica mais aos estudos. Quem ajudou a organizar as oficinas e também falou aos colegas foram os acadêmicos do 7º semestre. Segundo Rita de Cássia, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição, isso é importante, pois ajuda a integrar acadêmicos de semestres diferentes e já prepara o acadêmico prestes a se formar para o mercado de trabalho. “O aluno do último ano tem a oportunidade de preparar uma palestra e de interagir com o aluno que está chegando”, explica a coordenadora. Rita acrescenta que uma das habilidades do nutricionista é repassar informações a outras pessoas, logo exercitar esta prática com os calouros é essencial. Edilene de Oliveira, 27, uma das acadêmicas do 7º semestre que participou das oficinas, também acredita que a oportunidade foi interessante para os veteranos. “É muito importante porque faz com que a gente relembre e possa ensinar os outros que estão entrando agora”, diz. Já os calouros que participaram das oficinas aprovaram a iniciativa. Joicy Lopes Santana, 22, gostou da chance de já ver na prática o que ela aprenderá na teoria. “Nós aprendemos cada vez mais, tanto na teoria quanto na prática, e atividades diferentes assim são mais interessantes”, elogia. (TD)