Professores de Odontologia ingressam no doutorado

Coordenador do ID_CURSO de Odontologia ao lado dos professores ingressantes no doutorado
O ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN comemora a aprovação de três professores em programas de doutorado. Segundo Reinaldo Akamine, coordenador do ID_CURSO, “com esses professores ingressando no doutorado, nós temos 87% do nosso quadro com mestres e doutores, o que aumenta muito a nossa qualidade de ensino”. O professor da UNIGRAN Eduardo Ferreira da Motta, cirurgião dentista há quase 40 anos, é ingresso no doutorado em Odontopediatria, pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em São Paulo. “Eu procuro manter o meu estudo sempre em dia. E é por isso que eu estou fazendo o doutorado agora. Eu quero passar para os alunos, a importância de estudar, nunca parar”. O doutorando pretende trabalhar a necessidade de a Odontologia voltar-se para o atendimento do paciente especial. Eduardo explica que há pacientes que necessitam de atenção especial, “não só por deficiência mental ou física, mas, por exemplo, uma gestante, o diabético, o hemofílico, o renal crônico, com problema neurológico, com Alzheimer, esses são considerados pacientes especiais para a Odontologia, então, precisam de uma atenção especial e diferenciada”. Ainda no doutorado em Odontopediatria pela Unicsul, o professor odontopediatra da UNIGRAN, Fernando Lamers, pretende estudar outra vertente. “Como eu trabalho há 10 anos na saúde indígena, pude perceber que os dentes desses pacientes se apresentam um pouco mais endurecidos e encontrando alguns trabalhos científicos falando da dureza dos dentes, eu tive a intenção de contribuir nesse aspecto: saber se há ou não diferença dentária”, esclarece. Para este estudo, Fernando fala que está formando um banco de dentes na UNIGRAN. “Se conseguirmos provar essa diferença, a Odontologia vai mudar um pouco, os materiais, os instrumentos têm que ser modificados para atender essa demanda”, finaliza. Já o professor Raul Sampaio Mei, foi aprovado no doutorado em Ortodontia, especialidade que trabalha corrigindo os problemas dentários de posicionamento de dentes e problemas ósseos, pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP). Com o doutorado, o professor pretende “trazer novidades para os acadêmicos, mudar na programação das aulas, ficando mais interessante a questão da aula e dos novos materiais, pois novas técnicas atraem bastante o aluno”. O coordenador Reinaldo comenta que o ingresso desses professores no doutorado é um estímulo para os acadêmicos do ID_CURSO de Odontologia, que sempre são impulsionados à pesquisa em todas as disciplinas, com a leitura e interpretação de livros e artigos científicos. “O intuito é de formar um profissional generalista que seja capaz de progredir na carreira dele para uma área de pesquisa e contribuir para a comunidade científica como um todo”, finaliza. (SG)