Palestra orienta novos acadêmicos sobre vida acadêmica

Professor Valdir durante palestra para os calouros da UNIGRAN
Uma nova etapa inicia para vários jovens. Após a escolha do ID_CURSO e a tensão com o vestibular, agora é DATA_HORA de embarcar nos estudos e conquistar a tão esperada carreira profissional. Só que junto com a responsabilidade de encarar o ID_CURSO superior surgem também os convites para festas e baladas que acabam desviando os novos acadêmicos do objetivo principal: os estudos. Para orientar, conscientizar e motivar os ingressos, a UNIGRAN preparou uma palestra alertando os alunos sobre as possíveis escolhas que eles terão ao longo do ID_CURSO. A palestra “Vida Universitária”, ministrada pelo coordenador do ID_CURSO de Administração e professor Valdir da Costa Pereira, fez parte da programação Recém Ingresso 2012. O professor falou sobre a necessidade de esclarecer para os alunos esse novo mundo, “a finalidade foi fazer com que o calouro pudesse refletir, e que quando estiver frente aos momentos de escolha possa se lembrar do que eu disse. Ele vai encontrar um convite pra festa, mas vai ter que estudar para prova, então qual a escolha que vai fazer? Se for à festa, irá mal na prova e automaticamente a sua carreira acadêmica vai ficar turbulenta, é uma escolha”, alerta Valdir. De uma forma clara e uma linguagem muitas vezes no tom de brincadeira, o professor tocou em pontos importantes, como nos convites para deixar de assistir aula para ir às festas ou bares e momentos que, pelas dificuldades, os acadêmicos pensam em desistir. “Ser universitário não é só estar disponível para enfrentar esse mundo que às vezes é denominado de aventura, de curtição, mas contextualizar uma vivência acadêmica”, disse o coordenador. Entretanto, para esses novos ingressantes tudo é novidade, dessa forma cabe a cada um tomar a direção que designar correta, “orientamos para que eles possam se lembrar no momento oportuno, ninguém vai conseguir salvar a pátria, mas tentamos norteá-los nessa nova experiência. A intenção é mostrar o caminho, dizer o que ele vai encontrar e que ele saiba escolher ser um universitário de verdade”, finaliza o palestrante. (IO)