Hospital Veterinário da UNIGRAN realiza cirurgia inédita no estado

Cirurgia é realizada pela primeira vez no estado
A intervenção cirúrgica realizada em uma potrinha aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, no centro cirúrgico do Hospital Veterinário da UNIGRAN. O doutor em cirurgia veterinária e professor da Instituição, José Henrique Saraiva Borges, foi quem realizou o procedimento. A operação foi feita por causa de uma fratura na perna da potrinha, como explica o médico veterinário, “ela teve uma fratura no fêmur, e sem a cirurgia ela poderia morrer. Na operação colocamos um pino para que ela possa se recuperar, mas mesmo com a intervenção ela ainda pode ter algumas sequelas”, afirma o veterinário. Fernanda Zauith, coordenadora do hospital, conta que José Henrique realiza cirurgias em todo o estado. Mas além de um processo inovador, a cirurgia foi uma oportunidade dos acadêmicos do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN acompanharem e aliarem a teoria na prática, “é uma área que os alunos adoram, eles ficaram felizes de acompanhar a cirurgia, participaram desde o pré-cirúrgico, e estão acompanhando inclusive o pós, porque os animais ficam internados no hospital”. Os alunos que observaram a cirurgia são do 7° semestre, José Henrique aponta que para os acadêmicos essa foi uma participação importante, “pra eles isso foi uma aula prática, puderam acompanhar um caso extremamente interessante, realizada pela primeira vez no estado”, disse José Henrique. A coordenadora salienta que para o hospital é importante atender animais de grande porte, “conseguimos atender as expectativas do ID_CURSO, e dos alunos que gostam da parte de aprendizagem dos animais grandes, além disso, o centro cirúrgico é bem preparado para esses atendimentos, acredito que na região não há estrutura melhor”, conclui Fernanda. O Hospital veterinário da UNIGRAN funciona no bloco 5. Os atendimentos são realizados em um sistema de agendamento, as consultas podem ser agendadas através do telefone 3411-4199.