Professores da UNIGRAN dão dicas para hábitos mais saudáveis

A atividade física é indispensável para quem busca uma vida mais saudável
Fim de ano é sempre a mesma coisa, muitas pessoas fazem promessas para mudar de hábitos e ficarem mais saudáveis, mas já estamos em fevereiro e tem muita gente que ainda não começou a cumprir suas promessas. Se você é uma dessas pessoas confira as dicas dos profissionais da UNIGRAN para quem quer mudar de vida, e finalmente perder os quilos adquiridos com as festas. Todos sabem que a atividade física é benéfica à saúde, mas segundo o coordenador de Educação Física da UNIGRAN, Carlos Muchão Castilho, cerca de 49% dos jovens de 10 a 17 anos são sedentários, ou seja, não praticam nenhuma atividade física. Segundo Muchão, as pessoas devem procurar um profissional, “a grande maioria precisa, porque o profissional vai orientar, vai incentivar, vai cobrar”. Para Muchão, toda atividade que consumir energia é um bom jeito de sair do sedentarismo, “bicicleta, caminhada, lavar o carro, limpar a casa, lavar roupa, enfim tudo que se consume energia é bem vinda”. Quando a gordura não é queimada, ela é acumulada no organismo e pode causar muitos problemas, “AVC, infarto, diabetes, hipertensão, provoca um desnível na autoestima, e até a depressão”, afirma o coordenador. Claro que todas as atividades a serem feitas devem ser prazerosas, então quem não gosta de praticar alguma atividade sozinha, pode chamar alguém para acompanhá-lo, “você pode levar a família, pegar um momento do dia e ir até o parque ou com um amigo e bater um papo caminhando”, comenta Carlos Muchão. Ele explica ainda que a intensidade da atividade é diferente para cada pessoa, mas o ideal é começar três vezes ao dia, de 20 a 30 minutos, até chegar a todos os dias, com 50 minutos de atividades. Para a mudança ser completa, a alimentação também deve mudar. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, Rita Mendes, a pessoa deve se conscientizar da mudança, ir ao supermercado e comprar alimentos que são básicos para o dia-a-dia, mas quem come todos os dias em restaurantes também pode se alimentar de forma saudável, “por mais que tenha opções pra fazer refeições, pode ser saudável, pode-se comer no restaurante e ser saudável, pode comprar marmita e ser saudável, desde que tenha um planejamento”. A boa vontade também conta na DATA_HORA de se reeducar, “a alimentação saudável, o estilo de vida saudável é uma opção, você tem que ter a opção de querer um ano diferente, de chegar ao final do ano diferente. Na alimentação saudável todos os grupos alimentares devem ser consumidos, porém sem exageros”, esclarece Rita. Então, para quem quer chegar ao final deste ano em forma e sem preocupações com a balança, basta querer mudar, querer cumprir a promessa, “como foi teu final do ano? Como foi colocar biquíni, como foi colocar biquíni para festas? Foi legal? Podia ter sido melhor? Você tem o ano inteiro para trabalhar, é planejamento”, explica a nutricionista.