Coordenadora do ID_CURSO de Psicologia é entrevistada em programa de debates, na TV Dourados.

A coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN, professora Gelsy Camplesi, e a psicanalista Leile Fernandes Silvério, foram as participantes convidadas de ontem do programa “Câmera Aberta”, da TV Dourados, para falar sobre o tema “sonhos”. O Programa de entrevistas ao vivo, apresentado pelo pastor José Maria dos Reis, vai ao ar às 22h00 pelo canal 5, aberto, e canal 21, da ViaCabo TV, diariamente.

O “Câmera Aberta” foi ilustrado com matérias e participações de telespectadores que trouxeram as opiniões de pessoas comuns – que acreditam que os sonhos carregam mensagens premonitórias – e de religiosos que admitem poderem ser os sonhos comunicações Divinas, mas que aceitam essa possibilidades com cautela. O tema motivou vários telefonemas de pessoas incomodados com seus sonhos.

Revelações divinas, premonições sensitivas, avisos sobrenaturais ou manifestações do inconsciente? Os sonhos provocam sensações, evocam sentimentos de tristeza e de alegria na pessoa, e acontecem sem que o sonhador consiga controlar seus enredos. Por esse motivo, eles sempre intrigaram a humanidade e provocaram uma imensa variedade de crenças e mitos que persistem de geração em geração, em todas as culturas. Entre o senso comum e a fé religiosa estão a Medicina e a Psicologia buscando desvendar os enigmas que cercam o sono e o sonho.

A professora Gelsy Camplesi procurou tratar mais da fisiologia e dos distúrbios do sono a fazer interpretações dos possíveis significados dos sonhos. Afinal, sem o sono não existem sonhos, daí a importância do dormir bem. “O sono está relacionado à qualidade de vida. A pessoa que não dorme direito, passa o dia mal-humorada, sonolenta, sente-se pouco disposta, e isso interfere nas relações com as outras pessoas no trabalho, em casa etc. O sono é uma atividade fisiológica necessária a nós todos”, disse a psicóloga. Ela aconselha as pessoas que se julgam insones a observar melhor os seus próprios hábitos: não tomar café, chá ou bebida alcoólica, e não comer alimentos de difícil digestão poucas DATA_HORAs antes de dormir são medidas que podem resolver o problema de forma simples. Se a insônia persistir, é conveniente procurar ajuda de um médico especialista para averiguar suas causas, pois ela traz riscos severos de acidentes e à saúde de modo geral.

No campo da Psicanálise, a psicanalista clínica Leile Silvério passou algumas noções sobre o papel dos sonhos no psiquismo, como manifestações do inconsciente. Freud, o pai da Psicanálise, desenvolveu uma técnica de interpretação dos sonhos de seus pacientes, descobrindo-lhes suas angústias, medos e todo ID_TIPO de sentimento humano e “desumano” reprimidos pela moral e pela cultura. A psicanalista deu todas essas explicações, em linhas gerais, mantendo o devido cuidado profissional ao responder a algumas perguntas de telespectadoras que relataram seus sonhos e pesadelos no ar. “É claro que me ocorrem algumas idéias (sobre os relatos), mas eu não posso expor as pessoas, até porque é necessário fazer investigações aprofundadas, dentro de uma relação de confiança que se estabelece com o analista”, ressaltou.

Foto (Russo) – Pastor José Maria, a professora Gelsy Campesi (esq.) e a psicanalista Leile Fernandes, conversam durante um intervalo do Programa Câmera Aberta, no estúdio da TV Dourados.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC