Fisioterapia capacita profissionais para prevenção e promoção da saúde

O estágio coloca em prática tudo o que aprendido na teoria
Quando se pensa em Fisioterapia, muitos ligam esta profissão à função de reabilitação, porém esta é apenas uma das vertentes da área, que também cuida da prevenção de doenças, segundo a coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, Thais Duarte Felice. O fisioterapeuta ajuda a prevenir doenças, muitas vezes ortopédicas, que são causadas por simples atos diários, “aquele indivíduo que tem uma doença do trabalho, uma lesão no ombro, no punho por digitar excessivamente e não fazer um aspecto de prevenção daquela doença, então acaba evoluindo”, comenta Thais. Por conta disso o mercado de trabalho está exigindo maior atenção à prevenção de doenças e promoção a saúde, tendo uma ascensão na saúde pública, o que favorece os profissionais formados pela UNIGRAN, “Na nossa formação a gente da base, subsídios, para ele [acadêmico] conseguir trabalhar num coletivo com a parte de prevenção e promoção da saúde”, afirma a coordenadora. Com uma formação generalista, o ID_CURSO oferece uma variedade de opções para que o aluno se especialize e siga a vertente da fisioterapia com a qual mais se identifique, podendo escolher desde a área da educação até campos específicos, como a saúde da mulher e do homem. Na UNIGRAN, o acadêmico conta com o trabalho da Clínica de Fisioterapia, que possibilita que ele coloque em prática tudo que foi aprendido na teoria. “O estágio é um componente obrigatório da carga horário do ID_CURSO, ele tem ocorrência nos dois últimos semestres, e o aluno vai ter contato com o paciente e todas aquelas afecções [doenças] que ele acabou visualizando nos semestres anteriores, (...) seja no ambulatório, no hospital ou na saúde pública, que são os nossos três campos de estágio”, comenta Thais Duarte. O ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN tem duração de quatro anos e oferece uma estrutura moderna e adequada para a formação qualificada de seus egressos, além de contar com o trabalho da Clínica de Fisioterapia. O profissional pode atuar em estabelecimentos como consultórios e clínicas, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, estratégia de saúde na família, centros geriátricos, spas, hospitais especializados, indústrias, empresas, instituições, bancos, clubes esportivos, atendimento domiciliar, unidade de terapia intensiva, equipe multidisciplinar e no ensino superior.