Intercom motiva pesquisador do Centro-Oeste

O coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN e sócio da Intercom, Bruno Augusto Amador Barreto, assumiu o encargo de organizar o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste em 2008. Os percalços enfrentados, especialmente a ausência de um sentimento regional por parte das elites locais, dificultou enormemente o processo de arregimentação comunitária. Ao invés de recuar, Barreto não só decidiu realizar o congresso como deu um passo à frente, elegendo a Geografia Regional da Comunicação como tema central do seu Doutorado. Depois de pesquisar, ele vislumbrou aspectos históricos relevantes, confrontou-os com variáveis ecológicas e esboçou projetos capazes de animar a academia, fazendo-a sair do gueto universitário. Não satisfeito, foi à Espanha observar fenômeno comparável, permanecendo um ano em Salamanca para entender a complexidade de sedimentação identitária na comunidade autônoma de Castilla y León. O resultado de todo esse esforço empírico e reflexivo foi canalizado para a tese “Geografia da Comunicação no Centro do Brasil”, defendida na Universidade Metodista de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. José Marques de Melo e aprovada pela banca examinadora constituída por Cicilia Peruzzo, Anamaria Fadul, Daniel Galindo e Sonia Virginia Moreira. O Dr. Bruno Augusto dedica-se atualmente a transformar sua tese em livro, mas não poderá fugir ao dever de apresentar os resultados da sua pesquisa aos participantes do próximo Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste.(Texto publicado no Portal Intercom)