“Excessos de fim de ano devem ser evitados”, diz nutricionista

Frutas incrementam as refeições de fim de ano
Com a chegada de dezembro, o clima do Natal invade todos os lugares e uma das características da época são as mesas fartas e variadas. Por isso, é comum encontrar aquele amigo ou parente indisposto, pelos excessos alimentares cometidos na DATA_HORA da ceia. Para que isso não aconteça, a nutricionista Andréa Sisdelli, coordenadora do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN dá algumas dicas. Ela explica que os exageros são cometidos porque Natal e Ano Novo são uma das épocas mais festivas do ano. “São confraternizações com a família, entre amigos e na empresa. É muito comum sair da rotina, consumindo calorias em excesso”, diz. Andréa Sisdelli explica que estes exageros não fazem bem para a saúde. “Qualquer exagero faz mal a saúde. Tudo o que ingerimos em excesso fica armazenado em nosso organismo em forma de tecido adiposo e esse acúmulo pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, explica. Segundo Andréa, o importante é lembrar que as celebrações giram em torno de encontros e reuniões, não do que será servido na ceia. “Não é porque essas festas acontecem uma vez ao ano que devemos comer tudo que é servido, o importante é saber escolher o que e quanto comer”, sugere. A nutricionista explica que nada precisa ser proibido, desde que consumido com moderação. “O famoso panetone, por exemplo, pode ser consumido no café da manhã, substituindo o pão francês com margarina. Outra dica importante é dar preferência às carnes mais magras, contribuindo para um cardápio de final de ano menos calórico”, diz. As frutas, por sua vez, são o grande trunfo das refeições de fim de ano. Além de serem ótimos lanches entre as principais refeições, elas também “podem ser utilizadas como sobremesa, reduzindo assim o valor calórico do cardápio, assim como gelatinas, que podem substituir ou complementar as frutas”. Andréa sugere prestar atenção nas frutas da época, o que reduz o preço do cardápio. Sem desperdícios Uma alternativa interessante para quem deseja fazer uma ceia saudável e sustentável são as receitas que reaproveitam partes de alimentos, como talos e sementes. Andréa explica que todas as partes dos alimentos podem ser aproveitadas e que cascas, por exemplo, escondem diversas vitaminas que não podem ser desperdiçadas. “A casca do abacaxi pode ser utilizada para fazer o suco. Com o talo da couve, do brócolis, casca do chuchu e a casca de banana podemos fazer uma deliciosa farofa. As sementes de abóbora e melão podem ser aproveitadas em uma salada, desde que lavadas e levadas ao forno. A casca da melancia pode ser ralada e aferventada, e então adicionada ao salpicão”, enumera Andréa. E além de fazerem bem para o organismo, estas receitas fazem bem para o bolso. “São bem econômicas e fáceis de fazer. O reaproveitamento dos alimentos é uma dica importante para quem quer reduzir o custo do cardápio, além de estar introduzindo alimentos saudáveis nas refeições.”, diz Andréa. E em época de fim de ano, economia nunca é demais. Bebidas Seja vinho, champagne, cerveja ou qualquer outro ID_TIPO de bebida alcoólica, é comum que as pessoas façam o consumo durante as celebrações. Segundo a nutricionista, mesmo com moderação, o álcool afeta o organismo, especialmente daqueles que se esquecem de alimentar corretamente. “O álcool não é metabolizado à glicose, dessa forma pessoas que ingerem bebidas alcoólicas por períodos prolongados sem se alimentar podem apresentar crises de hipoglicemia”, explica a nutricionista. Andréa conta ainda que bebidas alcoólicas são muito calóricas. “Cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto os carboidratos e as proteínas fornecem quatro calorias”, diz. Por isso, a dica da nutricionista é muito simples. “Nada precisa ser proibido, porém é necessário ingerir bebidas alcoólicas com moderação e não estragar a festa”, conclui.