Jovens indígenas realizam exposição fotográfica no Shopping Avenida

Jovens indígenas do participam de projeto de comunicação
Até o dia 11 de dezembro, a sociedade de Dourados e região pode conferir a exposição fotográfica resultante do projeto “Comunicação popular entre jovens indígenas de Dourados: mobilização pela segurança alimentar e nutricional da comunidade”, Parte do Programa Conjunto Segurança alimentar e nutricional (PC-SAN), que envolve cinco agências da ONU no Brasil e foi executado pela UNIGRAN e UNICEF. A exposição está disponível no Shopping Avenida, de Dourados, sendo que as fotografias ali expostas foram produzidas por jovens indígenas e professores das aldeias do Bororó, Jaguapiru e Panambizinho, enfocando o tema Segurança alimentar e nutricional, com apoio dos ID_CURSOs de nutrição e comunicação da Unigran. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Alice Campagnoli Otre, “o resultado das produções fotográficas e audiovisuais foi surpreendente, afinal foram apenas três semanas de oficinas”. Para ela, o empenho dos jovens e escolas envolvidas foi um grande destaque para a qualidade do material produzido. “Agora eles estão conseguindo enxergar a comunicação como ferramenta de transformação social e isso pode ser crucial para a mobilização de suas comunidades”. No dia 16 de dezembro haverá a mostra de vídeos produzidos pelos jovens na escola Pa´i Chiquito, no Panambizinho. A escola Guateka também levará a exposição de fotos e mostra de vídeos à sua comunidade. “A data ainda não está acertada, mas assim que confirmarem, divulgaremos para a comunidade”, ressaltou Maria Alice. Foram parceiros deste projeto a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados (coordenação dos Programas de alimentação e Nutrição), a FUNAI, a Secretaria Municipal da Educação, a Oscip/Amigo do Índio, o Núcleo de Assuntos Indígenas da prefeitura, dentre outros. Programa Conjunto O Programa Conjunto: Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças indígenas no Brasil, foi financiado pelo MDG-Fund, visa a contribuir com as políticas públicas do Governo Brasileiro e envolve cinco agências das Nações Unidas (UNICEF, OPAS, OIT, FAO e PNUD) e o Governo Brasileiro (FUNAI, FUNASA, MDS, MS/SESAI e ABC). O programa tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças e mulheres indígenas no município de Dourados e na região do Alto Solimões.