Vestibular 2012 da UNIGRAN será neste domingo (4)

Alunos do Anglo são estimulados a estudar desde o primeiro ano
A prova do Vestibular/2012 da Unigran será realizada amanhã, às 14h. Os candidatos devem chegar com uma DATA_HORA de antecedência. Para quem se preparou, o momento deve ser de muita calma. A psicóloga e professora do ID_CURSO de Psicologia da Unigran, Aletéia Henklain Ferruzzi, dá dicas para chegar no dia da prova com mais disposição e menos ansiedade. Segundo a psicóloga, a primeira atitude que os pré-vestibulandos devem tomar é diminuir o ritmo dos estudos, “esse não é o momento de estudar novos conteúdos, agora é o momento de revisar, e relembrar, se começar a ver conteúdos novos bate o desespero e não há aprendizagem, é melhor se garantir naquilo que realmente aprendeu”, pontuou Aletéia. Outra questão importante para quem irá prestar vestibular é o sono, é necessário que o vestibulando saiba o momento certo de descansar, e garanta uma noite de bom sono antes da prova, como orienta Ferruzzi, “o sono interfere em toda fase do estudo, é preciso entender o corpo, quando está com sono é porque o corpo está cansado. Véspera de prova é bom dormir cedo, em um lugar confortável, para garantir uma boa qualidade de sono”. O professor de matemática da Escola Decisivo Anglo, Pedro Paulo da Silva, conhecido pelos alunos por Pepe, conta que na escola, desde o primeiro ano do Ensino Médio, o aluno recebe estímulos e orientações sobre o vestibular, “procuramos preparar os alunos trabalhando os conteúdos, estimulando a ter calma, e a fazer um planejamento de estudo, mostrando que o vestibular é como qualquer outra prova, não tem dificuldade é só acompanhar o estudo durante o ano, para que estejam preparados no momento do vestibular”, disse Pepe. Pedro Paulo aconselha, “não é DATA_HORA de desespero, tem que manter a calma, o que se aprendeu está aprendido”. Este não é o caso de Nicolas Afonso, aluno do 3º ano do Anglo que prestará vestibular para Direito, ele garante estar tranquilo para o vestibular, “me preparei desde o início do colegial, esse ano mais que antes, sempre fui um bom aluno pra não me preocupar muito depois, por isso estou tranquilo”, afirma. Casos como o de Nicolas nem sempre são comuns, a pressão pela escolha da profissão e pelo bom desempenho na prova acaba deixando o futuro universitário nervoso. A psicóloga orienta, “não pode deixar que a pressão e o nervosismo interfiram no momento da prova, olhar bem as questões, fazer com calma, e começar pela prova que tenha mais facilidade ajuda acalmar no começo”, aconselha Aletéia. E para evitar que durante a prova haja incômodos, Aletéia acrescenta que uma alimentação adequada pode evitar problemas. “É importante se alimentar bem antes da prova, a falta de alimentação pode causar fraqueza, dor de cabeça, vai incomodar e diminuir o rendimento. Mas é bom evitar comidas pesadas, pois pode dar sono no candidato”. A psicóloga lembra ainda que é importante beber bastante água.