Biblioteca da UNIGRAN entra no clima de natal com árvore sustentável

Decoração de Natal traz conscientização sobre a sustentabilidade
O clima de natal é sempre envolvente e contagia a todos. Neste ano a decoração feita na biblioteca da UNIGRAN tem chamado a atenção de todos que passam pelo ambiente. Para confeccionar a árvore de natal e o boneco de neve os funcionários utilizaram copinhos descartáveis. A ideia de reutilizar os copos descartáveis, usados nos departamentos da instituição, tem a finalidade de conscientizar a comunidade acadêmica quanto à sustentabilidade. Para construir os dois enfeites foram necessários aproximadamente 1000 copinhos descartáveis. De acordo com a bibliotecária responsável, Cláudia Maria da Costa, foi preciso mobilizar outros setores para conseguir o total de copinhos, “começamos a guardar os copos da biblioteca depois partimos para os outros setores, depois resolvemos pegar nas lanchonetes, após recolher todos os copos ainda lavamos e secamos para poder utilizar”, disse Claudia. Andréia Pereira da Silva, funcionária da biblioteca, conta que essa é uma oportunidade de mostrar que é possível reutilizar, “esse copinho é usado e depois vai para o lixo, então temos que mostrar que eles podem ser reutilizados de alguma forma, no nosso caso para a decoração de natal. Fizemos algo diferente e que ficou muito legal,” afirma Silva. O Eco Natal, nome dado à decoração, partiu da funcionária Jaqueline Neres, “fizemos a árvore e dois bonecos com copos, papel, cola e TNT, foram dez dias de montagem, com a colaboração de todos os funcionários e estagiários da biblioteca”. A iniciativa fez surgir outras ideias, como conta Iliane Maria de Oliveira: “depois de termos juntado tantos copos, vimos quantos vão para na natureza, então tivemos a ideia de cada um trazer de casa o seu próprio copo, ou sua garrafinha, pensando na sustentabilidade e nesse uso excessivo que temos aqui dentro. Vamos fazer nossa parte aqui na biblioteca”, friza a outra funcionária. A acadêmica de Direito, Aniele Lopes, concorda que o tema sustentabilidade é o assunto do momento e achou a decoração interessante, “são nessas simples coisas que começam a surgir os efeitos, se não iniciar de algum lugar nunca terá um efeito concreto, tem que começar num simples copo descartável“, concluiu Aniele. A equipe da biblioteca agradece a todos aos setores da instituição, lanchonetes e quiosques que ajudaram na coleta dos copos e convida a todos para conferir a decoração Eco Natal.