Acadêmicos e profissionais discutem novas tendências de mercado na comunicação

Alfredo Singh e Luciana Fischer foram mediados pelo jornalista Alfredo Barbara Neto
Estudantes e profissionais de comunicação da Grande Dourados se reuniram na noite desta segunda-feira (07) para discutirem as novas tendências de mercado para a área. Foi durante a abertura da Semana Integrada de Comunicação (Sincom) do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), evento que contou com a participação do gerente de jornalismo da Rede Matogrossense de Televisão, Alfredo Singh e da publicitária e mestre em Comunicação Social, Luciana Fischer. Os dois renomados profissionais foram os palestrantes da noite que marcou a abertura da 8ª edição da Sincom. Mediados pelo jornalista e professor universitário Alfredo Barbara Neto, Singh e Luciana falaram sobre o perfil do profissional que o mercado espera. Além disso, responderam aos questionamentos que partiam da plateia, composta por jornalistas, publicitários e acadêmicos. Jornalismo O gerente de jornalismo da Rede Matogrossense de Televisão iniciou a palestra ponderando sobre as perspectivas futuras para o meio jornalístico. Segundo ele, a convergência de mídias já é uma realidade e representa novos desafios para os profissionais da área. “Essa convergência de mídia é um quadro perfeito”, afirmou. Para Singh, o modelo da web deverá ser seguido por todo grupo jornalístico que tenha interesse em ampliar sua abrangência. “Na internet a qualificação do profissional precisa ser maior ainda”, disse, apontando a necessidade de haver domínio de novas ferramentas – edição audiovisual, web design e hipertextualidade. Além destes aspectos, Alfredo Singh foi enfático ao afirmar que é preciso buscar a qualificação profissional constantemente. “O profissional tem que planejar a carreira quando entra na faculdade”, pontuou. Neste sentido, citou exemplos de estagiários que conseguiram alavancar suas carreiras graças à contínua e incansável busca pela excelência no que fazem. “Todo profissional precisa de uma formação acadêmica. Esse conhecimento é o respaldo para enfrentar o mercado de trabalho”. Publicidade Em seguida, a publicitária e mestre em Comunicação Social Luciana Fischer apresentou um vídeo no qual uma reportagem mostrava a agência internacional Mandalah, direcionada à previsão de tendências futuras. O objetivo da comunicadora foi mostrar ao público a importância de buscar se adequar aos anseios futuros dos clientes. “Essa visão além do alcance é o que nós temos que tentar ter”, disse, numa menção à necessidade que o publicitário tem de estar à frente do seu tempo. Luciana também expôs uma pesquisa sobre a percepção que o público brasileiro tem da propaganda. Com isso, a publicitária enfatizou a relevância do serviço prestado pelos profissionais da área e sua responsabilidade social. “Tem que ser criativo. Cada vez mais os profissionais de comunicação têm que ser polivalentes”, afirmou. Sincom A Semana Integrada de Comunicação da Unigran segue durante essa semana, até a próxima sexta-feira (11). Discussões de casos e oficinas serão ministradas por profissionais que atuam na região. Na quinta-feira (10), acadêmicos do ID_CURSO de Jornalismo vão promover uma mostra, na qual produtos de mídia recém criados serão apresentados à comunidade. (André Bento, acadêmico de Jornalismo da UNIGRAN)