ID_CURSO e disciplina de Libras favorecem a inclusão de deficientes auditivos na sociedade

Alunos do ID_CURSO de Libras da UNIGRAN
Para haver inclusão é preciso comunicação. Quando se pensa nas pessoas e, principalmente, crianças com deficiência auditiva, a inclusão vai além da escola, ela deve ser também no âmbito social, como afirma a professora do ID_CURSO de extensão e da disciplina de Libras da UNIGRAN, Marlene Paula Piovezani. Segundo Marlene, conhecer a linguagem e saber se comunicar com os surdos faz com que eles se sintam e estejam incluídos no mundo, “a falta de pessoas que dominam a língua é muito grande no mercado e em qualquer setor, então quando se aprende a língua de sinais está garantindo através da possibilidade de comunicação a inclusão dessa pessoa na sociedade,” afirma Marlene. A linguagem de sinais foi reconhecida pela Lei n°10.436 e aplicada nas instituições de ensino superior. A UNIGRAN mantém, além das aulas nos ID_CURSOs da área de Educação, um ID_CURSO de extensão para professores e funcionários da Instituição, gratuitamente. São aulas no período noturno, com duração de cinco meses. O ID_CURSO de extensão também é aberto à comunidade que tiver interesse em aprender. O ID_CURSO tem uma taxa mensal de R$ 60,00. Em 2011 formou-se uma turma com aproximadamente 25 alunos. Para a disciplina dos ID_CURSOs obrigatórios a abordagem é mais específica como conta a professora, “na graduação tem outro foco e aspectos, busca formar o acadêmico com particularidades e especificidades da surdez. A disciplina busca fazer com que eles compreendam a importância dessa língua para a pessoa surda e entender as especificidades que eles apresentam”, disse Piovezani. A acadêmica do 4° semestre de pedagogia, Cristiane Gomes da Siva, diz ser importante aprender a língua, mas acrescenta que essa deveria ser uma disciplina para todas as áreas, “hoje a obrigatoriedade só abrange a área da Educação, mas deveria abranger outros ID_CURSOs, a gente aprende a lidar melhor tanto dentro da escola quanto na vida”, finaliza a acadêmica.