MiniID_CURSO da UNIARTE ensina confecção de objetos com garrafas pets

Oficina mostrou aos participantes como transformar o lixo em arte
Entre tantas opções de miniID_CURSOs que a XXVII UNIARTE oferece, uma se destaca pela missão de reciclar. A oficina “Recriando a Pet: Confecção de brinquedos, instrumentos, luminárias e objetos sustentáveis, a partir da garrafa pet”, oferecida pelo professor Luiz Flávio Gomes Carvalheiro, ensinou os participantes a realizar a transformação do lixo em arte. O professor conta que, quando criança, gostava de pegar as tampinhas do leite para brincar, “aquilo na minha mão se transformava em carrinho, em cestinha e várias outras coisas, e com o tempo fui inventando mais objetos”. De acordo com Luiz, ensinar outras pessoas a transformar algo sem utilidade em objetos bonitos e úteis é sempre prazeroso. Além de fazer arte, a produção de artesanato com materiais recicláveis auxilia na diminuição de lixo no meio ambiente, “estou retardando para que esse material não vá para o lixo e incentivando o pessoal a aproveitar essas garrafas para várias coisas”, disse Carvalheiro. A maioria dos acadêmicos que participaram da oficina pretendem atuar como arte-educadores, assim muito do que eles aprendem será passado para as crianças nas escolas. Esse é o caso da acadêmica Rosana Miranda Roa, do 6° semestre de Artes Visuais da UNIGRAN, “é importante a gente trabalhar com esses materiais, o professor de artes deve ser criativo e levar novidades para a sala de aula para os alunos se envolverem”, afirma Rosana. Para Rosana trabalhar com recicláveis auxilia também na conscientização das crianças, “quando eles veem garrafas jogadas eles vão olhar e vão lembrar que a professora vai usar e transformar em outra coisa, eles já tem essa consciência”, conclui.