Parceria entre UNIGRAN e CCZ de Dourados promove adoção de animais

O CCZ abriga vários animais à espera de um dono
Uma feira para adoção de animais, promovida pelo Hospital Veterinário da UNIGRAN e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, acontece nesta quinta-feira, 27. O objetivo é estimular a adoção dos diversos animais que, enquanto não encontram uma nova família, vivem nas dependências do CCZ ou na casa de protetores e voluntários que ajudam no cuidado dos animais até encontrarem um dono permanente. Analice Ksiaszkiewicz, do Hospital Veterinário, conta que o evento não se limita a adoção. “Acontecerá também uma ação social. Nós vamos vermifugar os animais que a população trouxer e vamos passar orientações para os proprietários”, diz. Sobre a adoção, Analice explica que não existe mistério. “Qualquer pessoa pode adotar. Só precisa trazer os documentos, porque nós fazemos um cadastro, para depois poder acompanhar esses animaizinhos”. Vale lembrar que quem adotar um cão ou gato ainda não castrado, receberá um vale-castração do Hospital Veterinário. Analice ressalta que o ato de adoção exige responsabilidade, pois é preciso se comprometer com o bem estar do animal. É a chamada guarda responsável. “Ao adquirir o animalzinho, a pessoa tem que saber que é um membro da família que está indo com ela. Tem que dar carinho, alimentação, todos os cuidados”, diz. Quem também auxilia no evento é a ONG Clube do Vira-Lata. Conhecidos em Dourados por lutar ativamente pelos direitos dos animais, eles enfrentam grandes desafios todos os dias, especialmente pelo grande número de animais sem lares, que é sempre maior do que o número de pessoas dispostas a adotar. Quem quiser ir para casa com um novo amigo ou levar seu animal de estimação para ser vermifugado, a feira acontece no Bloco 5 da UNIGRAN, atrás do Hospital Veterinário, das 8h às 17h.