Desafios e metas da profissão são discutidos por fisioterapeuta

O profissional de fisioterapia trabalha, também, com a prevenção de doenças
No dia 13 de outubro foi comemorado dia do fisioterapeuta. A data remete a 1969, quando um decreto garantiu que apenas profissionais poderiam exercer a atividade. Desde então, a profissão vem evoluindo e conquistando seu espaço de direito na sociedade. Hoje, já com 42 anos, a fisioterapia encara novos desafios e traça novas metas para os recém-formados, que se deparam com um amplo mercado de trabalho. Thais Duarte Felice é coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN e explica qual é a atividade exercida pelo fisioterapeuta. “Ele vai atuar na prevenção da doença, na promoção da saúde para a população e também no processo de reabilitação. Quando a gente fala em fisioterapia o que acaba vindo em mente é a reabilitação, que é tratar uma doença já instalada, mas o fisioterapeuta também tem a competência para prevenir e promover toda a saúde da comunidade”, diz. Ela diz, ainda, que o campo de atuação deste profissional é vasto. O fisioterapeuta tem, diante de si, uma gama de locais para exercer sua formação, como “postos de saúde, empresas, clínicas e hospitais”, enumera a coordenadora. Por isso, Thais explica, que a UNIGRAN busca formar profissionais com uma ampla bagagem de conhecimento. Formando um fisioterapeuta generalista, a Instituição “fornece a base para o egresso ter conhecimentos suficientes em todas as áreas de atuação”. Já formado, o acadêmico então pode buscar a área que mais lhe agrade e se especializar. Thais destaca, também, que a aquisição de conhecimento não deve ser interrompida nunca, especialmente depois de formado. “Todo acadêmico e profissional deve se capacitar sempre. Acredito que ele terá cada vez mais sucesso no que está fazendo”, aconselha. Ela reforça que a UNIGRAN busca a formação continuada de todos os seus acadêmicos. Por isso, procura sempre “promover eventos, como as palestras, congressos com objetivo de proporcionar uma reciclagem e atualização de conhecimentos destes profissionais”, conclui. Um desses eventos é o Seminário Comemorativo ao Dia do Fisioterapeuta, que acontece nesta quarta e sexta-feira, dias 19 e 21, no Anfiteatro do Bloco I da UNIGRAN, a partir das 19h30. As palestras tratarão de temas como o Conselho Regional e a atuação do fisioterapeuta em situações específicas. Confira a Programação do Seminário: Quarta-feira 19/10 19:30- Desmembramento do Conselho Regional e suas atribuições - Ft. Me Carlos Alberto Eloy Tavares(presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 13)- (Anfiteatro do Bloco I) 21:00- O fisioterapeuta na Saúde Coletiva - Ft. Me Fernando Pierette Ferrari(Anfiteatro do Bloco I) Sexta-feira 21/10 19:30- Atuação Fisioterapêutica na Apnéia do Sono - Ft. Esp. Eliane Barbosa Togoe(Anfiteatro do Bloco I) 21:00- Novas tecnologias em home care - Ft. Elisandra Uesatu(Anfiteatro do Bloco I)