Idosos do projeto “Qualidade de Vida” da UNIGRAN visitam casa de recuperação

Visita proporcionou a troca de experiências entre os internos e os idosos
Os idosos do projeto de extensão “Qualidade de Vida” da UNIGRAN, endossado pela assistente social da Clínica de Fisioterapia, Izabel Andrade de Souza, participaram de um café da manhã na Casa de Recuperação Jeová Jiré. A visita é uma das atividades realizadas pelo projeto que tem como um dos objetivos promover a interdisciplinaridade entre os ID_CURSOs. Nessa visita o projeto contou com a presença dos cordenadores Klaus Casaro Saturnino de Medicina Veterinária e Raquél Bonacina de Agronomia. Eles puderam conhecer o projeto de hidroponia e ver os animais, para que futuramente possam realizar projetos junto a casa. A visita proporcionou também, a troca de experiências que favoreceu tanto os internos quanto os idosos, como conta Izabel, “o encontro desmistificou o olhar que eles têm sobre essas casas de recuperação, já para os residentes que estão ali, com 18 ou 20 anos, quando bate de frente com um idoso, se perguntam, eu quero ou não quero chegar nessa idade? então é uma troca de olhar e experiência para as duas partes”, disse a assintente social. A Casa de Recuperação é mantida pela Igreja Batista do Ministério da Restauração (IBMR), e também por doações. O Pastor Márcio Macena é o coordenador e acompanha todo o processo dos residentes. A casa existe há 10 anos e abriga até 30 dependentes químicos e alcoólicos por um período de nove meses, que é o tempo de tratamento. De acordo com o pastor, já passaram pela casa mais de mil pessoas, e as visitas, como a feita pelo projeto “Qualidade de Vida”, é essencial para a recuperação dos internos, “eleva à auto-estima e os motivam. Eles veem que realmente existem pessoas preocupadas e essa interação é muito importante para o processo de recuperação”, afirma Márcio Macena Para dona Maria Bonifácio, uma das idosas do grupo, a visita foi uma novidade, “nunca tinha feito uma visita em uma casa de recuperação, foi maravilhoso, gostei muito. Ajuda a gente, mas, mais a eles, a gente vê como eles vivem, eles são muito educados e nos recebeu com muito carinho”, conta dona Maria. Segundo o Pastor Márcio existe um projeto para ampliar a casa, a ideia é construir um alojamento para abrigar 70 residentes, e poder ajudar ainda mais pessoas e famílias. A casa de recuperação recebe doações, os interessados podem ligar no telefone 3424 – 3482 ou procurar a igreja IBMR na Av Weimar G. Torres 4650.