Pesquisas científicas podem ser agilizadas por ferramenta virtual

Professora Adriana Mestriner (a direita) durante capacitação em Brasília
O Ministério da Saúde lançou uma ferramenta virtual chamada Plataforma Brasil, que busca agilizar o processo de avaliação de pesquisas envolvendo seres humanos pelos comitês de ética. Dessa forma, o pesquisador poderá ter seu trabalho avaliado muito mais rápido. Porém, esse é apenas um dos benefícios oferecidos pela ferramenta. De acordo com a professora Adriana Mary Mestriner Felipe de Melo, Pró-reitora de Pesquisa e Coordenadora do Comitê de Ética da UNIGRAN, outra grande conquista é abrir parte das pesquisas para o público em geral. “O cidadão que for entrevistado para uma pesquisa, por exemplo, que tenha dúvidas sobre o projeto em questão, pode consultar todos os detalhes no site”, diz. Para que todos os envolvidos no processo estejam preparados, o Ministério capacitou todos os coordenadores e secretários dos comitês, região por região do Brasil. A coordenadora do Comitê de Ética da UNIGRAN, Adriana Mestriner, participou da capacitação da região centro-oeste, realizada nos dias 21 e 22 de setembro em Brasília. O objetivo das oficinas é fazer com que o sistema esteja em pleno uso até o início de 2012. Entretanto a Plataforma já está no ar e o pesquisador pode submeter seu trabalho para análise através da ferramenta. Tudo o que é necessário é que ele se registre no site, como pesquisador. O cidadão comum que queira acessar alguma pesquisa também precisa se cadastrar. O site traz também os números de pesquisas e pareceres submetidos em todo o Brasil, assim como é possível limitar a busca para as pesquisas realizadas por região. Mais informações sobre o registro podem ser encontradas no próprio site, www.saude.gov.br/plataformabrasil .