Acadêmico de Jornalismo é representante do Centro-Oeste no Projeto Craque do Futuro

Renato Giansanti, acadêmico do segundo semestre do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN
O Projeto Craque do Futuro, desenvolvido pelo jornal esportivo Lance!, abre todos os ano um desafio para estudantes de Jornalismo de todo o Brasil: participar da equipe de redação, através de um conID_CURSO. Neste ano, o acadêmico do segundo semestre do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN, Renato Giansanti, foi escolhido e é o único representante do Centro-Oeste. Foram mais de 400 inscrições e hoje tem em torno de 50 pessoas participando. Giansanti conta que soube do projeto através de um professor da faculdade, “como eu me interesso muito pela área do esporte, resolvi me inscrever e fui aceito na inscrição da primeira fase. Teve uma nova fase quando a gente já começou a escrever as notas e mandar para o site, e eu passei também e fui finalista para conhecer a redação do jornal, até dezembro vou escrever para o Lance”. O estudante escreve notas jornalísticas semanais para o site Lance Net! e conseguiu emplacar uma matéria no jornal impresso, que tem circulação nacional. Com a reportagem “Sonho Dourado – Sete de Setembro (MS) projeta vaga na Copa do Brasil 2012”, Giansanti falou sobre o time douradense, traçando os vários estágios da equipe. Para Renato, “essa é uma oportunidade grandiosa, eu sempre acompanhei o Lance! e hoje, estou participando do jornal, escrevendo, foi um caso inusitado. Eu acredito que o fato de desde o primeiro ano já ter esse estágio no currículo, ter participado de um jornal a nível nacional, escrever, isso vai acrescentar na minha carreira profissional e pode ser até determinante no mercado de trabalho, pois quero ser jornalista esportivo”. O professor do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN, André Mazini, falou sobre essa iniciativa. Para ele, “projetos como esse são excelentes para que os alunos daqui tenham a possibilidade de experimentar o mercado nacional do jornalismo. Ao abrir a seleção pela internet e permitir que o aluno participe a distância, o projeto sai um pouco dos grandes centros urbanos e permite que bons alunos de outras regiões do país também alcancem reconhecimento”. André ainda garante que, através desses programas, “a empresa busca talentos em potencial e não profissionais formados. Por isso é importante ser ousado e arriscar, ainda que não tenha sido preparado adequadamente”. O acadêmico Renato recebe orientações on-line da redação do jornal e tem os textos corrigidos pelos profissionais.