Arquitetura da UNIGRAN faz viagem de estudo para o Chile

Acadêmicos durante viagem de estudo
O contato com o livro e com a pesquisa é indispensável para a formação de bons profissionais, mas quando oportunizado um contato real do que é visto na teoria, a aprendizagem fica mais interessante. Por isso, o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN têm proporcionado viagens regionais, nacionais e internacionais, com o propósito de mostrar a realidade de lugares distantes do espaço habitual. No início de setembro, 40 alunos do ID_CURSO participaram de uma viagem de estudo. Acompanhados pela professora Luzia Arnez, os acadêmicos de Arquitetura tinham como destino Santiago, no Chile. Durante a viagem, o grupo também conheceu a cidade de Mendonza, na Argentina, importante pólo de produção de vinho e azeite. “Em Mendonza conhecemos os vinhedos, museus, os plantios de azeitona, fizemos todo o conhecimento da cidade, que possui um sistema muito diferente, lá toda água consumida vem do degelo das cordilheiras”, contou a professora. Já no Chile, os estudantes puderam conhecer as formas arquitetônicas e entrar em contato com a cultura de Santiago, “é o contato com o novo, com o diferente, além de ter a troca de informações e de experiências. São novos horizontes em termos de tecnologia de arquitetura, propiciamos a eles esse contato em outros locais, e isso agrega valores ao conhecimento”, relatou Luzia. Segundo a professora, presenciar visualmente os locais e construções garante uma dimensão maior. Para Janaine Gordin, aluna do 10° semestre, a viagem acrescentou conhecimento e auxiliou em sua monografia, “visitamos vários locais diferentes, como parques, que é o tema do meu trabalho final, então tive a oportunidade de reparar os caminhos, o paisagismo e o ID_TIPO de vegetação, isso ajuda muito, é inspirador”, finalizou Janaine.