Participação acadêmica em ações sociais contribui para formação profissional

O ID_CURSO de Farmácia realizou um teatro de conscientização sobre o uso dos medicamentos
Acadêmicos e profissionais que integram a equipe do Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN estiveram reunidos no último sábado, 24, promovendo um dia de solidariedade e comprometimento com a sociedade, no Dia Nacional da Responsabilidade Social. De acordo com a pró-reitora de extensão, Terezinha Bazé de Lima, além de ser um evento de essencial importância para a população, as ações desenvolvidas contribuem para a formação profissional do acadêmico e traz novos conhecimentos aos profissionais já formados. “Aqui é um laboratório para nós, que auxilia o acadêmico a reconstruir o conhecimento científico em uma linguagem popular. Estamos aqui com os ID_CURSOs utilizando de jogos, quebra cabeças, entre outras atividades, para adequar as metodologias e torná-las acessíveis à população. O nosso aluno precisa se sentir co-responsável e que participe da transformação social. Não existem políticas públicas e nem governos que possam alterar a realidade social sozinhos. Então, esse evento é um chamamento aos profissionais que estão em formação e os que já são formados.”, ressalta Bazé. O ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN realizou, durante o evento, a conscientização a respeito da utilização correta dos medicamentos. A mensagem foi passada por meio de um teatro. A professora do ID_CURSO de Farmácia, Paula Luisa Cusinato, destacou a importância dessa conscientização desde a infância. “Nós montamos o teatro, com personagens infantis, para mostrar de uma forma lúdica para que as crianças compreendessem a forma correta de tomar os medicamentos, prevenindo problemas pela utilização incorreta. Por meio desta atividade, o acadêmico já vai desenvolvendo maneiras de passar para a sociedade informações sobre o uso de medicamentos, vivenciando desde já a prática de sua profissão”, explica a professora. O acadêmico do 4º semestre do ID_CURSO de psicologia, Fabiano Rocha Mânica, reconhece a importância de sua participação e comprometimento com a sociedade. “Você vai levar a prática do seu ID_CURSO para a rua e promover a interação com a sociedade. É interessante ver que as pessoas vêm de bom grado e participam do evento. Na minha formação de psicólogo, a área social é vasta, e ter essa interação com a população é de extrema importância, não só para o psicólogo, mas para todos os ID_CURSOs”, afirma Fabiano Rocha. Durante o evento, o acadêmico, Fabiano Rocha, esteve participando da atividade “Terapia do Abraço”, juntamente com mais dois colegas, que vestiram uma única camisa, que dizia “Me dá um Abraço?”. A idéia era demonstrar para a população a importância do abraço de uma forma descontraída.