Parceria entre UNIGRAN e Ministério Público leva ações sociais à comunidade

Atividades marcaram o sábado de moradores do Parque das Nações I
A Escola Estadual Tancredo Neves foi palco do projeto “Promotoria Comunitária: MP Mais Perto de Você”, parceria do Ministério Público Estadual com a UNIGRAN e mais três universidades de Dourados. Esta, que é a primeira edição, recebeu milhares de pessoas do Parque das Nações I e região, durante todo o sábado, através de serviços e orientações nas áreas de Saúde, Educação e Direito. Segundo o coordenador da ação, Dr. Paulo Ishikawa, promotor de Justiça, “a intenção do projeto é de aproximar o Ministério Público da comunidade, criando-se uma ponte, um atalho entre a Promotoria de Justiça e a população”. Ishikawa afirma que “o projeto foi muito bem recepcionado, o atendimento à saúde, o trabalho com as crianças pela Brinquedoteca, o serviço social, jurídico, os atendimentos foram bastante intensos, A acadêmica Helene Mitsute Komori, que cursa o 6º semestre de Biomedicina na UNIGRAN conta que “vieram muitas pessoas da região para fazer os exames de glicemia e de urina, depois das análises, orientamos aqueles que apontaram algum problema a procurar um médico para fazer exames mais detalhados”. Para ela, é importante participar de ações sociais, “porque no laboratório da faculdade, a gente não tem acesso a população e esse contato contribui na minha formação profissional”. Dentre as atividades, o ID_CURSO de Estética e Comestologia da UNIGRAN ofereceu orientações à população sobre os cuidados da pele, adolescentes, quanto a prevenção e tratamento contra acne, e ainda, ensinaram as crianças e mães sobre a higienização dos cabelos para prevenir piolhos. A professora Priscilla Riguete, conta que a estética ainda não faz parte da saúde pública, “então, ações como essa são interessantes tanto para o acadêmico, no que se refere a humanização, e também, para essas pessoas que não têm condições de fazer um tratamento que é pago”. O pedreiro Rinaldo de Jesus Caetano foi com a família para o evento, o morador do bairro disse que “além das curiosidades e divertimento para as crianças, esse apoio judicial, toda essa ação comunitária, doação e vacinação de animais, tudo isso foi muito bom para a comunidade”. A Promotoria Comunitária pretende atingir toda a cidade e, além de oferecer serviços, vai acompanhar os casos para certificar que o cidadão terá o problema encaminhado e resolvido.