Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do FUÁ

Os acadêmicos de Comunicação Social da UNIGRAN se preparam para mais uma edição do Festival Universitário de Audiovisual, o FUÁ. Já na 5ª edição, o festival incentiva a criação de vídeos e produtos radiofônicos produzidos por estudantes universitários em diferentes categorias. Desde a primeira edição, com o incentivo de professores, os alunos dos ID_CURSOs de Jornalismo e Publicidade e Marketing da UNIGRAN inscrevem trabalhos para concorrer ao festival. Dentre as categorias inscritas que alcançaram a premiação estão: vídeo-reportagem, vídeo institucional, documentário radiofônico e radionovela. A professora de radiojornalismo, Gabriela Mangelardo, incentiva a produção para o festival, “é uma experiência em todos os aspectos, porque o aluno participa de um processo de produção que vai além da nota, tem o objetivo de mostrar o trabalho para outras pessoas”, disse Gabriela. A professora ressalta que esses trabalhos fazem parte do portfólio do aluno e que pode ser um caminho para o mercado de trabalho. Filipe Carvalho, acadêmico do 6º semestre de Jornalismo, concorreu ao FUÁ com a radionovela “Ramão e Marieta”, produzida juntamente com Eduarda Fernandes da Rosa, também aluna do 6º semestre. O trabalho conquistou o primeiro lugar da categoria, Filipe fala da premiação, “nós não esperávamos ganhar o prêmio, pois havia pessoas de várias partes do estado, além de tudo estávamos no primeiro ano de faculdade”, relembra o acadêmico. “Hoje só de o aluno participar já é muito vantajoso, porque nesse mercado atual, os profissionais precisam de qualificação e estar antenados com o mercado. Quando o aluno vence um festival, ele ganha visibilidade no mercado”, afirma Mangelardo. Gabriela conta que é gratificante ver a vitória dos alunos, “Fico animada desde a ideia inicial, é uma forma de motivar, acompanho todas as etapas e ainda participo da comemoração, fico feliz com o resultado acadêmico,”, disse. As inscrições de trabalhos vão até 30 de setembro, acadêmicos de qualquer ID_CURSO podem participar. A premiação do 1° lugar é R$ 1.000 e troféu o 2° lugar receberá R$ 500 e o 3° colocado R$ 300. A premiação acontecerá dia 26 de novembro em Campo Grande, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Fundação de Cultura.