Comid firma parceria com ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN

Um dos principais temas da palestra foi a saúde do homem
Acadêmicos do 8º semestre de Fisioterapia da UNIGRAN, a convite da Comid, começam esta semana a trabalhar ginástica laboral com os funcionários. A ação, que começou na semana passada com uma palestra, tem como objetivo prevenir o surgimento das doenças relacionadas ao trabalho, como lesões por esforço repetitivo, comuns em quem faz o mesmo movimento diversas vezes ao dia. Quem buscou o apoio dos acadêmicos foi Poliana Lupinetti Moreno, psicóloga e analista de reID_CURSOs humanos da empresa. Segundo ela, vários funcionários precisavam fazer visitas ao médico devido a dores na coluna, por exemplo, por isso era DATA_HORA de prevenir. “Cada vez mais a gente sabe que não é só responsabilidade da própria pessoa, também é uma responsabilidade da empresa ajudar a desenvolver um projeto de saúde para o trabalhador”, diz. Um dos funcionários que participou da palestra foi Márcio de Oliveira Barbosa. Ele trabalha no setor de venda de seguros e passa a maior parte do dia ao computador. “A maioria dos funcionários não tem o hábito de fazer exercícios, seja fora do expediente ou a ginástica laboral. Então quando a empresa capta junto a universidade pessoas para fazerem esse ID_TIPO de exercício, é fundamental”, elogia. Segundo a professora Simone Elias, coordenadora da Clínica de Fisioterapia, essa ação faz parte do estágio supervisionado do ID_CURSO e é uma experiência essencial para o acadêmico. “Esse trabalho dentro da empresa faz com que os acadêmicos tenham contato direto com os trabalhadores e, a partir daí, possam instruí-los a adotar medidas para prevenir doenças ocupacionais”, explica. Prescila Limberger, 25, também acredita que esta é uma ótima maneira de aprender. “A gente tem que pesquisar, ir a campo, procurar o que fazer, entender a rotina de cada empresa, para então montarmos um projeto e desenvolvê-lo para a empresa”, diz. Ela lembra que essa preocupação também é importante para as empresas. “Quanto mais eles pensarem na saúde do trabalhador, menos despesas médicas e perdas com afastamento dos funcionários eles terão”, conclui.