A importância do médico veterinário de pequenos animais para a Saúde Pública

Dentro de seu campo profissional, o médico veterinário possui diversas áreas de atuação, o que o torna um profissional de extrema importância para a sociedade. A formação do Médico Veterinário o capacita a planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades colaborando para que os níveis de saúde de uma população sejam altos. Todo acadêmico de Medicina Veterinária durante a cerimônia de colação de grau jura perante a sociedade o comprometimento com o desenvolvimento cientifico e tecnológico em beneficio da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses como objetivo a sociedade humana (CFMV/Resolução n° 722 de 16 de Agosto de 2002, Anexo I). A imagem do médico veterinário está relacionada principalmente a pequenos animais (cães, gatos e etc...) e grandes animais (bovinos, equinos, ovinos e etc...) vinculada à prática da clínica e da cirurgia que, apesar de muito importante, deve dividir o foco principal com a qualidade de vida do ser humano que se relaciona com esse animal. O médico veterinário deve trabalhar utilizando de conhecimento e tecnologia para manter seus pacientes saudáveis, visando não oferecer nenhum risco à saúde dos proprietários. O médico veterinário de Pequenos Animais está preparado para atender seus pets e orientar seus clientes proprietários que a aquisição de um animal esta diretamente relacionado com a responsabilidade de cumprir requisitos médicos veterinários para garantir a saúde de toda a familia em convivio com esse animal. Essas orientações só devem ser seguidas quando fornecidas por um profissional regularmente inscrito em seu Conselho Regional de Medicina Veterinaria. As vacinações regulares, desvermifugações, cuidado com o controle de ectoparasitas vetores (carrapatos e pulgas), correta orientação a respeito de zoonoses (doenças transmitidas do animal para o homem) como a leishmaniose, toxoplasmose, leptospirose, raiva e outras garantem um animal de estimação sadio e incapaz de fornecer qualquer ID_TIPO de enfermidade aos seus conviventes. Portanto o hábito de levar seu animal de estimação para visitas regulares ao médico veterinário de sua preferência não só garante a saúde e a higiene do seu pet como também a saúde de sua família. *DIOGO HELNEY FREIRE Professor do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN.