Fisioterapia da UNIGRAN realiza exercícios com funcionários da Embrapa

Acadêmicos ensinaram técnicas de alongamento para funcionários da Embrapa
Acadêmicos do 8° semestre de Fisioterapia da UNIGRAN estiveram nesta quarta-feira, 31, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Os alunos foram convidados para ministrar uma palestra durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT), realizado todos os anos pela empresa. O tema apresentado pelos alunos foi “Doenças do Trabalho: Medidas Preventivas”, ressaltando também a saúde do homem. De acordo com a professora do ID_CURSO de Fisioterapia, Simone Souza Elias, essa foi uma oportunidade de preparação profissional, “a palestra exigiu que os alunos pesquisassem, se preparasse e elaborasse dinâmicas, e isso é essencial para o futuro profissional deles”, disse a professora. Um dos assuntos abordados pelos acadêmicos, Luiz Eduardo, Prescila Limberger e Viviane Medeiros, foi a saúde do homem. Durante a palestra, eles apontaram o descuido das pessoas com relação à saúde e demonstraram dados que indicam que a maioria de pedidos de licenças médicas é de homens, “isso acontece, pois os homens demoram a procurar o médico”, relata Simone. A participação teve como objetivo despertar a necessidade de ir ao médico, evitando dessa forma um problema maior no futuro. Para Hermes Villasnovas, organizador do evento, a participação dos acadêmicos reforçou a questão da prevenção, “nosso objetivo é amenizar o número de acidentes durante o trabalho, e com a palestra e as dicas à equipe trouxe mais qualidade de vida para os colaboradores da empresa”, disse Hermes. Além da palestra, os alunos ensinaram técnicas de alongamento para os funcionários. Os exercícios podem ser feitos durante o dia, no início da jornada de trabalho, durante o cafezinho e no final do expediente. Os movimentos auxiliam a manter a postura correta, evitando problemas de esforços repetitivos ou de posições inadequadas. Após a série de alongamentos, a professora Simone também ensinou técnicas de relaxamento.