Pesquisa acadêmica de Farmácia da UNIGRAN é premiada em São Paulo

Acadêmicas que participaram do Congresso em São Paulo
Acadêmicas e professoras do ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN estiveram em São Paulo para participar da 21ª Semana Racine, o Congresso Nacional de Farmácia. Dentre palestras, mesas redondas e exposições, o congresso possibilita que profissionais e estudantes divulguem suas pesquisas. A oportunidade chamou a atenção das acadêmicas, Maria Izaura Gomes Galeano e Tanielly Brito Victor, do 8° semestre do ID_CURSO da UNIGRAN. As alunas inscreveram trabalhos próprios e de outros colegas para apresentar durante o Congresso. Para surpresa de Maria Izaura, uma das pesquisas apresentada por ela, com autoria de uma colega, foi premiada. “Apresentar um trabalho sempre dá um nervoso, mas foi uma boa oportunidade, ainda mais quando traz o prêmio para a autora”, disse Izaura. Segundo a professora que acompanhou as alunas, Fabiana Chagas Coelho, a experiência de apresentar trabalhos científicos é fundamental, “é um conhecimento além, porque a partir do momento que se busca um trabalho científico, não se tem mais uma visão só local, tem-se uma noção bem maior do que existe fora da graduação, e isso é muito importante”, aponta Fabiana. A acadêmica Tanielly ressalta o que a professora diz, “é uma experiência poder participar e ter uma noção do mundo lá fora. Quando saímos e vemos outras pessoas com os mesmos sonhos, e na mesma situação que nós, desperta mais vontade de aprender e de crescer profissionalmente” afirma a acadêmica. Congressos como este, contribuem com a atualização, qualificação e o desenvolvimento dos farmacêuticos que atuam nas áreas de análises clínicas, hospitalar, industrial farmacêutico e cosmético. Além de trazer mais conhecimento para professores e acadêmicos, como aponta Fabiana Chagas, “tem-se uma noção bem maior do que existe fora, uma visão maior do que acontece realmente, e o conhecimento é uma peça fundamental”, finaliza. Pesquisa Premiada O trabalho enviado e apresentado pela acadêmica Maria Izaura Gomes Galeano foi produzido pela estudante do 8° semestre de Farmácia, Juliana Félix da Costa Silva. A pesquisa ganhou a terceira colocação na categoria acadêmica- Graduação, com o tema “Qualidade Microbiológica da Água dos Centros de Educação Infantil Municipal da Cidade de Dourados (MS)”, orientado pelo professor Roberto Veiga Alba. Na pesquisa, a autora constatou entre 29 amostras, que 26 escolas de Educação Infantil de Dourados estão com a qualidade da água dentro dos padrões exigidos pela portaria 518 do Ministério da Saúde, já outras três divergem com os padrões. Para Juliane, a premiação foi uma surpresa, “fiquei feliz, não esperava, a premiação abriu meus olhos pra ver a importância do meu trabalho”, reconhece a acadêmica.