Fisioterapia da UNIGRAN orienta sobre postura correta

Para uma postura correta diante a um computador, os cotovelos precisam ficar apoiados em uma superfície plana
Dores nas costas, no pescoço, cansaço e desconfortos na coluna são as principais reclamações de pessoas que cumprem, sentadas, grande parte de sua jornada de trabalho. De acordo com a supervisora de estágio da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, Simone Elias, o principal responsável por esses problemas é a má postura. A fisioterapeuta alerta que a postura incorreta durante o trabalho pode desenvolver sérias complicações para a coluna e doenças como, por exemplo, a tendinite, que é uma inflamação nos tendões. “A mudança nos hábitos e a adequação postural é a melhor maneira de evitar esses problemas. É recomendado que a pessoa faça alongamentos todos os dias durante o trabalho e que a cada duas DATA_HORAs ela levante de sua cadeira e se movimente um pouco”, explica. Postura correta Simone Elias esclarece que para ter uma postura adequada ao se sentar em frente a um computador a pessoa deve deixar sua coluna reta e os dois pés apoiados no chão de maneira que os joelhos formem um ângulo de 90 graus. Os punhos e os cotovelos devem ter um apoio para a utilização do computador. “É fundamental que o profissional utilize uma cadeira, na qual ele possa apoiar toda a sua coluna. Se caso a cadeira for muito alta, é necessário que se tenha um descanso para os pés”, alerta Outro ponto que deve ser analisado é a altura do monitor, que deve ser ajustada de maneira que os olhos do funcionário fiquem bem centralizados. “A pessoa não pode ficar olhando para cima ou para baixo enquanto utiliza o computador”, orienta a fisioterapeuta. Além disso, as empresas podem incentivar os funcionários a terem cuidados com a postura. “O ideal era que todas as empresas contratassem uma equipe de avaliação ergonômica, que possa analisar os principais problemas posturais de cada funcionário e aplicar medidas para corrigi-los”, finaliza Simone Elias.