Acadêmicos da UNIGRAN se preparam para o Salão de Pesquisa

Com as exigências cada vez maiores do mercado de trabalho, acadêmicos de graduação buscam diferenciais que possam lhe garantir mais oportunidades ao se formarem. Um dos caminhos que podem ser seguidos é a pesquisa científica, que proporciona ao estudante conhecimento, preparação e contato com profissionais e graduandos de outras áreas. O III Salão Docente, o VI Encontro de Iniciação Científica e a I Mostra de Pós-Graduação, realizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNIGRAN, oferecem o ambiente ideal para a discussão de ideias e, claro, exposição das pesquisas que são realizadas. Camila Alencar Azevedo Santos, 22, está no 7º semestre de Farmácia e é uma das 17 alunas que participam do estudo “Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Adultos no Município de Dourados-MS”, realizado pela professora da UNIGRAN Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani e pela nutricionista Tailci Cristina da Silva. Camila acredita que é bom participar de eventos científicos “porque o mais importante é trocar informações”. Ela, que está se preparando para apresentar seu Trabalho de Conclusão de ID_CURSO no Salão, destaca a diversidade de conhecimento das pessoas envolvidas como um dos aspectos mais positivos da pesquisa científica. “É uma troca de figurinhas, mais ou menos isso, onde cada pessoa transmite sua experiência”, diz. No caso dela, a participação na pesquisa também possibilita o contato com a população, outra grande vantagem. “Justamente para eu sair da faculdade com um pouco mais de acesso à população. Eu ainda não sei a área exata que eu vou querer seguir e, como Farmácia é um leque, achei que o contato com a população iria me ajudar muito nesse sentido”, explica. A Pró-Reitora de Pesquisa, Adriana Mary Mestriner Felipe de Melo, conta que um dos objetivos do evento é, de fato, incitar o acadêmico a participar das pesquisas científicas disponíveis em sua área. E apresentar a ele as linhas que podem seguir caso deseje avançar para mestrados e doutorados. “Durante o evento, os alunos interessados em um mestrado, podem conhecer as linhas de pesquisa e tirar dúvidas, esclarecer algumas questões que possam ter em relação a esses ID_CURSOs que são novos no estado – alguns, outros nem tanto – para que ele pense se ele quer fazer parte, em qual linha ele se enquadraria, qual seria o foco”, conta a Pró-reitora. O evento acontece do dia 17 ao dia 19 de agosto e os trabalhos podem ser inscritos até o dia 28 de julho. Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail salaodepesquisa@unigran.br ou do telefone (67) 3411-4121.