Planejar as férias garante mais descanso ao estudante

As férias chegaram para os estudantes. Agora é o momento de relaxar e aproveitar para descansar. Professores da UNIGRAN dão dicas de como usar o período, de maneira correta. De acordo com eles, todo intervalo de tempo nos estudos deve servir como um momento de reflexão. As férias são úteis para analisar o caminho escolhido pelo aluno e o comportamento dele nesse período. A coordenadora do ID_CURSO de Psicologia, Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira, diz que, durante as férias, é necessário pensar sobre as escolhas feitas até então. “É necessário aproveitar esse tempo para refletir como estou no ID_CURSO, o que mais gostei de aprender, em que tive mais dificuldade, fazer um fechamento de ciclo. Se isso for feito, esse aluno volta mais motivado e também mais focado para o que ele precisa”, conta. Dessa forma, a psicóloga explica que, após a reflexão, o aluno volta mais motivado e amadurecido em relação aos estudos. Segundo Thaís, o estudante também deve analisar o seu tempo. “Quando a gente consegue ter uma regularidade no estudo, não deixar para última DATA_HORA, o aproveitamento é maior. O correto é estudar ao longo do semestre, e não em cima da DATA_HORA”, afirma. A professora fala que, para que as pessoas consigam se organizar, é preciso estabelecer metas. “Tem que se colocar propostas. O caminho é olhar pra si e se organizar”. Thaís também alerta sobre o uso do computador nesse período. “O computador pode passar uma falsa impressão de descanso, pois costuma prender a atenção do internauta por muito tempo, o que impede o acadêmico de realizar atividades mais saudáveis, como uma caminhada”, ressalta. Para o Coordenador do ID_CURSO de Administração, Valdir da Costa Pereira, esse período deve servir para descanso do aluno e não um período de preocupações, principalmente financeiras. Por isso, o administrador dá a dica: “é preciso ter um cuidado para que esse momento tão aguardado seja bem aproveitado e não que traga um peso, tanto físico como financeiro” assegura. Valdir orienta que o planejamento das férias deve ser feito em função do descanso do aluno, de acordo com a realidade de cada um e dentro do orçamento disponível. “Não faça nada que está fora do alcance, lembre sempre dos limites financeiros que possui. Escreva quanto dinheiro terá disponível, quanto gastou ou irá gastar para poder ter um controle sobre isso e evitar futuros constrangimentos”, aponta o professor. As férias para os acadêmicos da UNIGRAN começam hoje e vão até o dia 24 de julho. Nesse período, somente a Biblioteca, a Secretaria, a Tesouraria e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição funcionam de manhã e à tarde. Os demais setores voltam no dia 21 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4141.