Anglo promove gincana e incentiva responsabilidade social em estudantes

Estudantes participam da abertura solene da Gincana Decisivo Anglo
A Escola Decisivo Anglo realizou mais uma vez a Gincana Inter-classe. Além das competições culturais e esportivas, os estudantes arrecadam alimentos e recolhem materiais recicláveis. O objetivo da Escola é promover a responsabilidade social nos alunos, formando-os não só com conteúdos específicos, mas preparando-os para a vida em sociedade. Realizada há 17 anos, a tradicional Gincana envolve todos os estudantes. Em 2011 não foi diferente, cada turma ficou responsável por uma invenção e seu inventor, representando um país ou região e teve que apresentar painéis para os jurados avaliarem o conhecimento cultural adquirido. Além do conhecimento cultural, a atividade ainda incentiva os espíritos esportivo, social e ambiental nos participantes. Segundo Wilson Akira Tanizaki, diretor do Anglo, o intuito esportivo é porque os alunos participam de jogos inter classes; já o social é por causa da arrecadação de alimentos e roupas, que são destinadas a 40 entidades carentes de Dourados; e o ambiental pela arrecadação de lixos recicláveis. No ano passado chegou de 32 toneladas a arrecadação de alimentos e roupas. Wilson Akira revela que apesar de não ter sido realizada a contagem desse ano, a expectativa é de superar a marca de 2010. Além disso, a gincana propõe a conscientização ambiental. “Ano passado foi recolhido uma tonelada de plástico e esse ano a arrecadação passou para quatro toneladas. O melhor disso é a consciência deles de separar o lixo que existe em casa”, conta o diretor Akira. O diretor aponta, ainda, que a gincana é momento de confraternização dos estudantes, mas a Escola aproveita essa ocasião para conscientizá-los. “O mais importante é o espírito de competitividade e o trabalho em equipe, porque a escola não ensina só para o vestibular, mas ensina também pra vida”, afirma. Alison Rodrigues Louzano, do 2°Ano C, afirma que participar da Gincana é muito bom não só para competir, mas para ajudar a sociedade. “Além de nos esforçarmos para conseguir as arrecadações, ainda garantimos alguns pontos. E com a parte ambiental ajudamos o meio ambiente e também nossa saúde”, finaliza o aluno.