Nutrição encerra ID_CURSO de manipulação de alimentos

Acadêmicas de Nutrição prepararam e ministraram as palestras da oficina
A capacitação sobre manipulação de alimentos ministrada para a comunidade, que foi organizada pelas acadêmicas de Nutrição, encerrou na última sexta-feira. O ID_CURSO foi oferecido gratuitamente para a comunidade que trabalha no ramo alimentício e objetivou ensinar conceitos básicos de um manuseio correto do alimento. Entre os conteúdos passados no ID_CURSO estão técnicas de como ferver determinadas verduras, como reaproveitar alimentos e até como limpar equipamentos que entram em contato direto com os alimentos como, por exemplo, as máquinas de cortar frios. Fátima Revani Cassiolato Vasques, 55 anos, aponta que a capacitação foi uma boa oportunidade e diz que quer participar dos próximos ID_CURSOs ofertados. “Cada dia você tem que aprender uma coisa nova porque tudo o que você aprende é bom para você”, pondera. Já outra participante da oficina, Ivanete Faraveli Toro, 50, que faz sonhos para vender, comenta sobre a importância de “aprender um pouco mais sobre como a gente pode ser mais higiênico ainda”. Segundo ela, dessa forma, os clientes aproveitam os quitutes que faz sem riscos à saúde. A coordenadora de Nutrição, Rita Mendes, explica que o conhecimento passado na capacitação é essencial para manter os cuidados com a saúde. “Não tem como eu olhar para um alimento e saber se ele está contaminado; as pessoas às vezes confundem alimento contaminado com alimento estragado. O contaminado pode estar gostoso, mas por estar contaminado ele causa um dano à saúde, inclusive levando a óbito”, explica. Onze alunas do 5º e 7º semestre prepararam e ministraram as palestras que fizeram parte da oficina. Segundo Thais Fernanda Cintas, 23, acadêmica do 7º semestre, isso aproximou acadêmicos e comunidade e deu espaço para que as estudantes já cumprissem seus papéis como disseminadoras de conhecimento. “Esse é o primeiro contato, porque a gente dá o treinamento para eles e a gente também está treinando, já que temos professores para auxiliarem”, diz. Ela destaca também outros aspectos que ajudam os acadêmicos. “Estimula o estudo, porque a gente tem que saber o que vai falar, estimula o contato com as pessoas, a facilidade para falar, para que quando a gente se forme a gente tenha o conhecimento e a prática”, enumera.