“Qualidade de Vida na Terceira Idade” promove festa junina

Idosos comeram comidas típicas e dançaram quadrilha
O projeto interdisciplinar da UNIGRAN, “Qualidade de Vida na Terceira Idade”, realizou hoje uma festa junina para os participantes do programa. O evento, realizado na Clínica de Fisioterapia da Instituição, objetivou promover a integração e o aumento da auto-estima dos pacientes. Participam na realização do projeto os ID_CURSOs de Educação Física, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia. A assistente social da Clínica, Izabel Andrade de Souza, conta que esse é o segundo ano que o evento é realizado. Para ela, a ação é necessária “para que os idosos se sintam valorizados, eles se arrumam, se vestem a caráter e isso resgata neles a auto-estima, nós vemos nitidamente que essas atividades de festa auxiliam no tratamento”, diz. A acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO de Educação Física que participa do projeto, Ana Manuela, também conta que é visível a mudança dos idosos que participam do projeto. “Eles melDATA_HORAm muito, nas aulas eles comentam antes com expectativas de como será a festa, que não vêem a DATA_HORA de chegar o dia, eles querem se arrumar, isso pra eles faz muito bem. Quando melDATA_HORA a auto-estima melDATA_HORA tudo, até o humor e isso é claro neles”, avalia. Para Eva Diniz, paciente do projeto, todas as ações desenvolvidas no local são importantes. “Sinto como se estivesse na minha casa, adoro isso tudo, faz três anos que faço hidroginástica e jogo bola aqui. A fisioterapia faz a gente reviver. Quando tem festa a gente se junta e mata a saudade”. O professor responsável pela Clínica, Sidney Sato, afirma que ações como a realizada possibilitam atendimentos mais humanizados. “Essa integração precisa existir, antes de começar um tratamento é necessário conquistar o paciente e a gente aproveita esses momentos de festa para mostrar que não é só tratar das pessoas que estão com dor, nós estamos tratando de seres humanos”, pondera.