Egressos de Jornalismo da UNIGRAN ganham destaque no mercado de trabalho

“O veículo é para atingir todas as classes, não é um veículo elitizado, é para todos”, dizem Alexandre e Marcelo, respectivamente na foto
Dois ex-acadêmicos de Jornalismo da UNIGRAN lançam, em Dourados, um caderno especializado em jornalismo automotivo, o Sobre Rodas. Os egressos Alexandre Duarte e Marcelo Piai fizeram uma parceria e, agora, toda quarta-feira o caderno é circulado juntamente com o jornal Diário MS. O primeiro exemplar foi distribuído nesta semana. O material foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental, do último ano do ID_CURSO, passou por uma readequação e, agora, ganha o mercado. O projeto inicial era uma revista mensal de 20 páginas. “Não conseguimos dar continuidade nesse formato de revista independente, aí ficamos quase dois anos tentando fazer o projeto voltar, não desisti dele em nenhum momento e alguns meses atrás, conversando com o Alfredo (diretor do Diário MS) fechamos a parceria”, conta Duarte. Para os jornalistas, o lançamento do veículo é a concretização de um sonho que foi possibilitado pelo ID_CURSO. “Eu penso até que se não fosse a matéria de Projeto Experimental, talvez essa ideia nunca teria saído da minha cabeça, foi a primeira oportunidade de colocar essa ideia em prática e até pelas diretrizes da própria disciplina, que não tinham brechas para amadorismo e para brincadeira, nós fizemos como um veículo profissional”, fala Alexandre Duarte. Marcelo Piai diz, ainda, que a grande exigência dos professores do ID_CURSO contribuiu muito para o sucesso do projeto e para a sua formação. “Tudo tem que ser provado e comprovado e isso ajudou demais. Com a exigência de fazer um negócio perfeito você vê que só vem a somar e que aquilo não era de maldade, foi para completar o projeto da melhor forma possível e esse aprendizado que nós tivemos nós vamos carregar para sempre”, pondera. Para a coordenadora do ID_CURSO e uma das orientadoras do projeto, Maria Alice Campagnoli Otre, a exigência é o que possibilita os produtos serem aceitos pelo mercado. “Sempre dizíamos que não queríamos trabalhos acadêmicos produzidos para a faculdade, mas para a vida real. Porque poucos meses separavam eles-alunos de eles-profissionais. O resultado foi isso, um trabalho de gente grande desenvolvido por acadêmicos e amadurecido por profissionais recém-graduados e com visão de mercado”, diz. Ela conta, ainda, que ver a concretização de um projeto desenvolvido na academia é muito satisfatório. “O projeto experimental foi criado com esse objetivo de oferecer uma alternativa de trabalho jornalístico, criar novos campos, desenvolver o mercado, afinal, não queríamos formar apenas jornalistas, mas empreendedores. É bom saber que as sementes lançadas começam a dar frutos”, fala Maria Alice. Projeto A ideia inicial era de Alexandre, que, desde criança, era apaixonado por assuntos relacionados ao automotivo. “Fiz jornalismo porque gosto de jornalismo e sou assim apaixonado por veículos. Desde o início do ID_CURSO eu ficava pensando será que um dia vou conseguir trabalhar nessa área de jornalismo automotivo? Quando surgiu a disciplina de Projeto Experimental eu não pensei duas vezes e falei é agora, contei primeiro para o Marcelo e ele na DATA_HORA abraçou a causa porque ele também gosta muito do assunto aí, logo de início, achei um parceiro para poder tocar a ideia”, lembra. Os jornalistas contam que os entraves do projeto inicial eram a distribuição e o número de exemplares. “A gente, no projeto, batia o escanteio cabeceava e corria para o gol porque a gente produzia o visual, as fotos, todo o texto, vendia e ia entregar na rua, agora, com essa parceria, a gente delegou a parte da distribuição e o setor comercial, que são responsabilidade do Diário MS”, diz Alexandre. O colega completa, “mas com relação ao conteúdo nós não sofremos nenhuma interferência, somos totalmente independentes nesse sentido”, explica Marcelo. Embora muito recente, os jornalistas contam que o projeto já começa a mostrar bons resultados. “A ideia era fazer o próximo daqui a 15 dias e vai sair já na próxima quarta-feira”, diz Alexandre.